01.05.2019  /  9:00

Endereço residencial mais caro do mundo poderá ser “invadido” por moradores de rua. Onde?

O prédio do antigo Park Savoy Hotel, na “Billionaire’ Row”: futuro abrigo para sem-teto || Créditos: Reprodução

Em breve o endereço residencial mais caro do mundo poderá se tornar um point entre moradores de rua! É que um juiz da cidade autorizou nessa segunda-feira a abertura de um abrigo para sem-tetos na microrregião da Big Apple conhecida como “Billionaire’ Row”, algo como “Cantinho dos Bilionários”, que compreende um raio de mais ou menos três quadras no entorno da rua 57 recheadas de arranha-céus residenciais construídos sob medida para os membros do clube dos dez dígitos.

O projeto de anos atrás foi desengavetado em 2018 pelo prefeito de NY, Bill de Blasio, um notório crítico dos males do capitalismo e dos excessos que a elite da cidade costuma cometer quando o assunto é morar bem. A ideia dele é transformar um dos prédios antigos e abandonados de lá, como o do antigo Park Savoy Hotel, em casa de passagem para quem não tem onde dormir, mas há quem diga que o política está apenas fazendo campanha para concorrer à Casa Branca em 2020…

Vários bambambãs vivem na “Billionaires’ Row”, como é o caso da estilista Sara Blakely, do banqueiro Lloyd Blankfein e de Michael Dell, fundador da marca de computadores pessoais que leva seu nome, todos bilionários. Este último, aliás, fez história no começo do ano passado ao desembolsar mais de US$ 100 milhões (R$ 394,8 milhões) por uma cobertura no One57, o edifício mais caro e cobiçado do local. E pensar que vai ter gente morando no pedacinho de paraíso de graça… (Por Anderson Antunes)