14.07.2017  /  10:35

En français: no Dia da Bastilha, confira 5 famosos que falam francês fluentemente

A bandeira francesa sob o Arco do Triunfo, em Paris || Créditos: Getty Images

O movimento que deu ao mundo ideias nunca vistas antes tinha início há exatos 228 anos, com a Queda da Bastilha, em Paris, e o início da Revolução Francesa. Foi aí que surgiu o conceito de “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, com o começo do fim da monarquia e a proclamação da Primeira República Francesa, em 1792.

Um dos maiores ecos da revolução no mundo foi a popularização da língua francesa, que se tornou uma das mais faladas internacionalmente nos campos da diplomacia, das ciências e das artes.

E pra entrar no clima vermelho, azul e branco e celebrar o 14 de julho junto com os franceses, a gente aproveita para lembrar 5 famosos que falam francês como segunda língua. Prendre plaisir!

Johnny Depp || Créditos: Getty Images

Johnny Depp

O ator aprendeu francês na marra a partir de 1998, quando começou a namorar a cantora e atriz francesa Vanessa Paradis. Em pouco tempo eles já estavam morando juntos e escolheram Paris para fixar residência. Como tem facilidade para aprender línguas estrangeiras, Johnny logo se viu falando mais em francês do que em inglês, e hoje em dia é praticamente fluente no idioma europeu.

Jodie Foster || Créditos: Getty Images

Jodie Foster

A estrela de “O Silêncio dos Inocentes” aprendeu francês no anos em que estudou no Lycée Français, uma escola bilíngue de Los Angeles. Quando está na França para promover trabalhos, ela é figurinha constante na TV francesa e é frequentemente elogiada por sua pronúncia quase impecável, sem o menor indício de sotaque, do idioma local.

Bradley Cooper || Créditos: Getty Images

Bradley Cooper

Quem pensa que o ator é apenas um rostinho bonito está muito enganado. Antes de se tornar famoso em Hollywood ele passou um semestre vivendo em Aix-en-Provence, onde aprendeu a falar francês. Até hoje ele fala sobre a experiência com um certo saudosismo, e assim como a colega Jodie ele também faz questão de praticar o idioma quando está na França e precisa atender a imprensa.

Joseph Gordon-Levitt || Créditos: Getty Images

Joseph Gordon-Levitt

Formado em artes pela Universidade Columbia, dos Estados Unidos, o ator aprendeu a falar francês nos anos em que estudou lá. Ele também é craque em poesia francesa, e francófilo de carteirinha. Um pouco do francês de Joseph pode ser conferido em “A Travessia”, filme de 2015 no qual ele interpreta o equilibrista francês Philippe Petit, conhecido por sua travessia ilegal em um cabo entre as Torres Gêmeas, em 1974.

John Kerry || Créditos: Getty Images

John Kerry

O ex-secretário de estado dos Estados Unidos no governo de Barack Obama vive há tempos uma história de amor com a França. Estudante de colégio interno na Suíça, ele aprendeu o francês e se tornou fã da cultura francesa quando ainda era criança. Depois do ataque aos jornalistas do jornal satírico “Charlie Hebdo”, em 2015, o político até enviou uma mensagem de condolências em francês perfeito aos franceses, que repercutiu bastante na ocasião. (Por Anderson Antunes)