21.06.2016  /  11:28

Edward Snowden faz aniversário no exílio com projeto de curta pela frente

Edward Snowden  || Créditos: Getty Images
Edward Snowden || Créditos: Getty Images

Exilado em Moscou desde 2013, após ser acusado de espionagem por vazar informações sigilosas de segurança dos Estados Unidos, Edward Snowden anda mais ocupado do que nunca. O ex técnico da CIA, que completa 33 anos nesta terça-feira, participa atualmente do projeto de um curta-metragem sobre o impacto da tecnologia no futuro das democracias dirigido pelo ator Joseph Gordon-Levitt, que no fim do ano será visto nos cinemas interpretando o próprio Snowden na cinebiografia “Snowden”, de Oliver Stone.

Batizado “Snowden Optimistic Project”, o curta da dupla será lançado na plataforma colaborativa HitRecord, fundada em 2004 por Joseph e hoje um negócio multimilionário.

Snowden também anda concedendo várias palestras pela internet, já que ele não pode deixar a Rússia, sob o risco de ser preso e extraditado para os Estados Unidos. Na próxima terça-feira ele deverá falar por live streaming para o público do Festival de Roskilde, um dos maiores eventos musicais da Europa, realizado na cidade dinamarquesa de mesmo nome. (Por Anderson Antunes)