24.09.2018  /  12:45

Sete destinos nacionais e internacionais para curtir a estação das flores

É primavera! E com a ajuda do Skyscanner, Glamurama elaborou uma lista com sete destinos para quem deseja curtir a estação mais florida do ano. Campos de lavanda, parques de rosas e plantações de tulipas no Brasil e na América do Sul… Segue a trilha!

Holambra, São Paulo

Holambra, São Paulo || Créditos: iStock

Se tem uma cidade pertinho de São Paulo que faz você se sentir na Europa, ela se chama Holambra, conhecida como  a Capital Nacional das Flores. A semelhança fonética com Holanda não é por acaso, então espere ver moinhos, casas coloridas, bicicletas e flores por todos os lados.

Uma das melhores épocas para fazer um pit stop por lá é justamente na primavera, quando tudo está superflorido, e a cidade se torna palco da Expoflora, a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina.

Cunha, São Paulo – Lavandário

Cunha, São Paulo || Créditos: Divulgação

Mais um destino florido e cheiroso para a nossa lista: Cunha. Localizada entre a Serra do Mar e a Serra da Bocaina, a charmosa cidade dos ceramistas, tem uma natureza privilegiada. Lá é possível passear por plantações de lavanda e praticar ecoturismo.

O lavandário podes ser visitado o ano todo, e é possível escolher qual tipo de passeio tem mais a ver com você: um tour pela plantação, participar da colheita de flores, fotografar os campos floridos, fazer massagens relaxantes com óleos de lavanda ou ainda testar cosméticos e alimentos feitos com a planta.

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro – Parque Nacional da Tijuca e Jardim Botânico

Parque Nacional da Tijuca, Rio de Janeiro || Créditos: iStock

Que tal ir para o Rio de Janeiro e não pegar praia? A cidade conta com vários parques e reservas ecológicas incríveis. É o caso do Parque Nacional da Tijuca, Patrimônio Ambiental e Reserva da Biosfera da UNESCO, e do Jardim Botânico, um dos mais antigos do país. Na primavera, a natureza fica ainda mais exuberante com a floração de diversas espécies de plantas. Definitivamente, um bom momento para se aventurar nas trilhas do parque ou conhecer os belos exemplares de flores e plantas ornamentais do Jardim Botânico.

Joinville, Santa Catarina 

Joinville, Santa Catarina || Créditos: Divulgação

Uma das principais produtoras de flores do Brasil, Joinville se destaca pelo cultivo de orquídeas e plantas ornamentais. O agito por lá não rola no início da primavera, mas em novembro, quando a cidade sedia a Festa das Flores. Em 2018, o evento completa 80 anos e pretende reproduzir paisagens da natureza, como bosques e florestas, homenageando a Serra do Mar e alguns pontos da cidade.

Para visitar os campos floridos ou fazer turismo rural, a dica é ir para as regiões de Quiriri, Estrada Bonita e Piraí, todos a aproximadamente 25km de Joinville. Quiriri, especialmente, é o destino de flores mais conhecido do pedaço. A principal propriedade aberta ao turismo é a da família Neitzel, onde se pode fazer um tour para conhecer os diferentes estágios de plantio.

Nova Petrópolis, Rio Grande do Sul – Festival da Primavera

Festival da Primavera em Nova Petrópolis, Rio Grande do Sul || Créditos: Divulgação

Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, não poderia ficar fora dessa lista. Mantendo a tradição alemã, no mês de setembro a cidade comemora a Frühlingsfest, a Festa da Primavera. Já na subida da serra é possível notar a mudança de paisagem: a cada curva mais e mais hortênsias ocupam as margens da estrada, nos mais variados tons.

O pequeno centro de Nova Petrópolis tem muitos canteiros floridos, assim como a praça principal, e o clima de cidade do interior é uma delícia. Próximo dali, Gramado também vale a visita.

Trevelin, Patagônia Argentina – Campos de tulipas

Campos de tulipas de Trevelin, Patagônia Argentina || Créditos: Divulgação

Assim como não precisa ir à França para ver campos de lavanda, você também não precisa ir até a Amsterdam para se encantar com plantações de tulipas. Travelin, na província de Chubut, é um dos lugares mais incríveis para visitar na Argentina, pois mistura o colorido das flores com o azul gélido das montanhas nevadas. A melhor época para ir até lá é outubro, quando as plantações estão no auge da floração.

Buenos Aires, Argentina – El Rosedal

El Rosedal em Buenos Aires, Argentina || Créditos: Divulgação

O Parque Três de Febrero, um dos mais bonitos de Buenos Aires, fica no fervido bairro de Palermo, é muito procurado por turistas e portenhos. Na primavera, a grande atração é o Rosedal de Palermo, ou o Rosário de Palermo, uma plantação de rosas que já tem 100 anos. São 3,4 hectares das flores de todos os tipos e cores.