26.01.2014  /  11:30

Dicas para uma pele linda e hidratada no verão, conquistada pela boca…

101264641
A nutricionista Sabrina Albuquerque, da Cliniqderm, montou pra gente um guia com o que devemos ingerir para ter uma pele mais bonita no verão. “O sol forte e a constante exposição tendem a ressecar e causar manchas, por isso a hidratação deve receber especial atenção. A pele é constituída por camadas, cada qual com suas características e funções específicas. Para cuidar dela, uma alimentação equilibrada com nutrientes específicos é essencial”, ensina. Vamos às dicas?

* “Colágeno hidrolisado: associado à vitamina C, zinco e silício, atua melhorando a composição da pele, além de contribuir para a hidratação. O colágeno está presente na carne bovina, mas o suplemento é a melhor forma de obter quantidades relevantes da substância, para resultados visíveis. Disponível em cápsulas e em pó, por exemplo.”

* “Luteína: carotenoide fotoprotetor contra os radicais livres, que também atua na hidratação e elasticidade da pele, auxiliando na prevenção de envelhecimento precoce. Está presente principalmente em verduras escuras e frutas como mamão, laranja e tangerina.”

* Ômega 3 e vitamina E: por terem funções anti-inflamatórias e antioxidantes, impedem a peroxidação dos lipídeos. O ômega 3 pode ser encontrado na linhaça e nos peixes de águas profundas e frias como salmão, atum e bacalhau. De qualquer forma, é recomedável o uso de suplementos, já que nossa dieta não é rica nesse nutriente. A vitamina E está presente nos óleos vegetais, grãos integrais, vegetais folhosos, oleaginosas e também pode ser suplementada.  Aliás, a maioria dos nutri-cosméticos possui vitamina E em sua formulação.

* Óleo de Prímula: disponível na forma de cápsulas, é fonte de ácido graxo e atua diminuindo a perda de água na epiderme e melhorando as funções elásticas da pele. Ah, ele também ameniza os sintomas da TPM e é utilizado para tratar doenças inflamatórias da pele, como eczema tópico e psoríase.”

* “Muita água para hidratar a pele de dentro para fora. Sucos de frutas da estação, além de nutritivos, também ajudam na hidratação. Experimente acrescentar folhas como hortelã, capim limão ou manjericão.”