Dica Suzuki SX4: os benefícios da vela para o corpo e para a alma

0 Compartilhamentos
0
0
0
0
0
0


Já pensou em velejar, glamurette? O esporte sobre as águas traz uma das maiores sensações de liberdade segundo o velejador Paulo Pera. Suzuki SX4 e Glamurama conversaram com o fundador da Pera Nautica, em São Paulo, que deu algumas dicas para os iniciantes no esporte.

Quem pode praticar vela? Qualquer pessoa que saiba nadar e tenha acima de sete anos -com equipamento adequado e instrução. As crianças menores podem se assustar com viradas ou movimentos bruscos do barco, e ficarem com uma impressão ruim do esporte.

E quais são esses equipamentos? Para crianças, um veleiro optimisti, menor e quadradinho, com a cadeira mais alta. Para adolescentes e adultos, aconselho o barco didático com a valuma negativa, que deixa o barco mais dócil.

O que se aprende nas primeiras aulas? Prefiro as aulas práticas para iniciantes, porque quem escolhe a vela é porque gosta de esporte ao ar livre, e fica entediado trancado. Já no desenvolvimento básico o aluno sai da margem navegando e aprende as três posições principais – contravento, través e de popa. Você vai aprender a dirigir mais um equipamento na sua vida, que é o barco.

Qual o preparo físico necessário para os iniciantes? Uma pessoa sedentária ou muito acima do peso vai ter dificuldade nas manobras ou no retorno do barco. Exercícios aeróbicos, alongamento e musculação são ótimos para ter um desenvolvimento melhor na vela.

O que é o mais bacana da vela? Além de exercitar o corpo todo? É estar em contato com a natureza. Velejar é um esporte que não exige força, mas sim muita observação do horizonte, jeito, concentração, tranqüilidade e companheirismo, já que é um trabalho de equipe. Não é perigoso – é muito difícil sofrer algum tipo de lesão. Como o barco anda puxado pelo vento, praticar vela, por mais que seja clichê, eu repito: é estar em contato com Deus.

*Conheça mais sobre o Suzuki SX4 em www.suzukiveiculos.com.br, curta www.facebook.com/suzukibr e siga no twitter @suzukiveiculos e no instragram @suzukibr.