25.07.2013  /  17:51

Dica Suzuki Jimny: o pilates é bom para o corpo e para a mente

Se você é do tipo que tem pouco tempo e disposição para as atividades físicas, mas quer ficar com o corpo em forma, o pilates é a atividade ideal. . A Suzuki e o Glamurama conversaram com a fisioterapeuta Caroline Quaglio Cappell, de 26 anos, praticante e instrutora de pilates, que explica por quê:

Quais são os benefícios do pilates?

Além de trabalhar o abdômen, com fortalecimento, o pilates também trabalha o alongamento, força e resistência. Ajuda em casos de dores nas costas e hérnias de disco e é uma atividade com a qual você nunca terá lesões, pela consciência corporal que se adquire e por ser mais personalizada, realizada em pequenos grupos. Os movimentos são feitos com calma, são poucas repetições suaves e eficazes, é um trabalho mais duradouro, porque trabalha a musculatura mais profunda. O pilates define a musculatura, sem deixar a pessoa “marombada”, tonifica e delineia o corpo. O que, na minha opinião, é um corpo mais bonito e feminino.

E quanto aos homens?

Para os homens também é muito bom. Melhora a postura, define e dá mais flexibilidade – geralmente os homens são mais encurtados – e aumenta a massa muscular no abdômen, braços e pernas, mas na medida certa, não como na hipertrofia da academia.

Como o pilates ajuda nas atividades do dia-a-dia?

Ajuda na respiração e condicionamento físico, na postura, flexibilidade e mobilidade das articulações. Alivia as tensões, o stress, as dores crônicas e aumenta a coordenação motora. O sistema circulatório também é estimulado no pilates, oxigenando o sangue, então facilita a drenagem linfática, eliminação das toxinas e fortalecimento dos orgãos internos. Assim, traz um bem-estar generalizado. A respiração do pilates também aumenta a concentração no dia-a-dia e promove o relaxamento.

Com que periodicidade deve-se praticar o pilates?

Eu indico duas vezes por semana, uma hora de aula a cada vez, em um mês tem-se um novo corpo. Também é bom ressaltar que é uma atividade para todas as pessoas, até crianças, idosos, gestantes e pessoas em reabilitação.

Soube que você é dona de um Suzuki Jimny cor-de-rosa! O pilates ajuda na hora de dirigir?

Sim! Previne a lombalgia, melhora os movimentos, aumentado a visibilidade na hora de dirigir e também ajuda na capacidade de concentração. Participei de um rally em Campos do Jordão com o meu carro, o “Jimny Fun Day”, no dia seguinte peguei 80 km de estrada de terra até Monte Verde e tive zero de dor nas costas. Graças ao pilates!

*Acompanhe as novidades da Suzuki no site www.suzukiveiculos.com.br; curta a página no Facebook (facebook.com/suzukibr), siga no Instagram (@suzukibr) e Twitter (@suzukiveiculos).