05.06.2021  /  8:59

Para maratonar já! Confira 8 documentários necessários para entender a importância do Dia Mundial do Meio Ambiente

Dia Mundial do Meio Ambiente || Créditos: Getty Images

Comemorado neste sábado, o Dia Mundial do Meio Ambiente é a principal data das Nações Unidas para sensibilizar e impulsionar ações para problemas ambientais urgentes, desde a poluição marinha e o aquecimento global até o consumo sustentável e os crimes contra a vida silvestre. Estabelecida em 1974, a data (5 de junho) é celebrado anualmente e, em 2021, o tema é “Restauração de Ecossistemas”, com a campanha “Reimagine. Recrie. Restaure”. Chamada pela ONU de Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas 2021-2030,  o objetivo é restaurar os ecossistemas danificados. E para entender a urgência e os danos causados pela humanidade no ecossistema mundial, Glamurama lista 8 documentários sobre o assunto para maratonar já.

1 – ‘Professor Polvo’ – Netflix
No documentário, o documentarista Craig Foster, conhece um professor improvável, um jovem polvo que mostra uma curiosidade notável. Visitando sua toca e rastreando seus movimentos por meses a fio, ele eventualmente ganha a confiança do animal e eles desenvolvem um vínculo nunca antes visto entre o humano e o animal selvagem. A expedição ocorre em uma floresta de algas na costa da África do Sul.

2 – Amazônia Sociedade Anônima – Globoplay
O documentário dirigido por Estêvão Ciavatta, lançado em 2020, acompanha a luta de povos indígenas para demarcar essas terras tão ameaçadas por grileiros.

3 – ‘Nosso planeta’ – Netflix
O naturalista britânico David Attenborough alerta que o mundo pode acabar em 2100 na série documental de 2019, com oito episódios. A produção mostra as formas de vida na Terra, desde peixes que vivem nas profundidades dos oceanos até pinguins, sempre com foco nos problemas irreversíveis causados pela ação do homem nos últimos anos.

4 – ‘Saving the Amazon’ – Prime Video
Produzido pela jornalista Sophie McNeil, o documentário alerta sobre os problemas gerados no mundo pelas queimadas na Amazônia. O documentário mostra a luta de indígenas, cientistas e ativistas contra o desmatamento, e quais são as consequências da destruição da floresta.

5 – ‘Honeyland’ – Globoplay
O documentário dirigido por Tamara Kotevska e Ljubomir Stefanov mistura os limites entre realidade e ficção para mostrar as dificuldades de uma mulher que tira seu sustento da apicultura. Quando uma família inicia o mesmo trabalho sem seguir uma regra tradicional (e básica), que é retirar apenas metade do mel das colmeias, o equilíbrio do ecossistema das abelhas é profundamente afetado.

6 – ‘Cowspiracy: o segredo da sustentabilidade’ – Netflix
Leonardo DiCaprio é quem assina a produção executiva desse doc de 2014, que relata como indústria agropecuária é apontada como uma das maiores responsáveis pela destruição acelerada de recursos naturais do planeta. O filme traz entrevistas de especialistas, e causou reboliço em 2014, quando foi lançado, por acusar ambientalistas famosos de ignorar intencionalmente esse problema.

7 – ‘O sal da terra’ – Globoplay
A produção dirigida por Wim Wenders e Juliano Salgado acompanha o trabalho do fotógrafo Sebastião Salgado com foco nos bastidores da série “Gênesis”, expedição que registrou locais do planeta ainda inexplorados. O filme foi indicado ao Oscar de Melhor Documentário em 2015.

8 – ‘Koyaanisqatsi — Uma vida fora de equilíbrio’ – Apple TV

Uma seleção de imagens e paisagens com cenas de deserto, ruas congestionadas, linha de produção de carnes, entre outras fazem os telespectadores repensarem o caos da vida em sociedade. A produção dirigida por Godfrey Reggio é uma marco da década de 1980 por não ter diálogos, tramas ou personagens. A trilha de Philip Glass é também um ponto alto desse documentário que está cada vez mais atual.