19.11.2016  /  8:40

Dermatologista fala da importância de limpar os pincéis de maquiagem

Para conservar os pinceis por mais tempo é ideal que a limpeza seja feita regularmente e de forma correta || Créditos: Getty Images
Para conservar os pinceis por mais tempo é ideal que a limpeza seja feita regularmente e de forma correta || Créditos: Getty Images

Um dos conselhos mais comuns quando se fala de maquiagem é a limpeza dos pincéis, um dos itens essenciais para um make perfeito. E, apesar de parecer uma coisa boba, são poucas as pessoas que limpam os próprios pincéis, além de muitas usarem o pincel da amiga.

A modelo Anthea Page é prova de que essas pequenas concessões podem causar grandes problemas. Page contraiu uma infecção oftalmológica depois de usar pincel de maquiagem em um set de filmagens que já tinha sido usado por outras modelos. “A limpeza do pincel é essencial, pois o acúmulo de bactérias nas cerdas pode se misturar à maquiagem e causar alergia ou irritação na pele. E o cuidado deve ser redobrado se a pessoa tiver lesões como herpes, acne ou alguma doença contagiosa”, conta Karla Assed, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da American Academy of Dermatology.

Após todo o processo, é preciso higienizá-los de forma correta para evitar irritações na pele causadas pelo acúmulo de sujeira e proliferação de bactérias. Mas fazê-lo da forma correta é tão importante quanto a atividade em si. Segundo o maquiador Dudu Castro, do Crystal Hair, no Rio de Janeiro, os pincéis devem ser limpos pelo menos uma vez ao mês, principalmente por quem os usa todos os dias. O passo a passo, segundo ele, é simples. “É importante colocar os pincéis para secar no sol, para que as cerdas fiquem bem soltas e secas”, afirma o maquiador. No mercado existem diversos produtos que têm a função de ajudar na limpeza dos pincéis de maquiagem, mas também é possível fazer em casa com produtos fáceis de encontrar.

Limpeza – Primeiro é preciso analisar o tipo de pincel que será higienizado, natural ou sintético. Nos caso dos sintéticos, o melhor é lavá-los com água corrente e sabão neutro. Já para os naturais, a limpeza deve ser feita com um fino fio de água corrente, depois com o uso do sabonete bactericida e em seguida finalizar com um pouquinho de condicionador nas cerdas. No caso das esponjas, o processo de limpeza é bem similar ao dos pinceis, basta usar água morna e sabão neutro. Em ambos os casos o ideal é limpar apenas a cada 15 dias e nada de deixar esses acessórios de molho, já que isso pode mudar sua forma original.

Anote aí outra forma simples de fazer uma higienização eficiente com produtos que temos em casa:
1. Adicione detergente ou sabão em barra em uma tigela e misture com azeite e óleo de oliva. O primeiro irá desinfetar o pincel enquanto o segundo condicionará os fios.
2. Mergulhe os pincéis de cabeça para baixo na tigela e, em seguida, esfregue-os suavemente no fundo do pote. O movimento fará a sujeira sair mais facilmente.
3. Para finalizar, enxágue-os bem com água corrente para retirar todo o resíduo.

Secagem – Limpou? Agora é deixar os pincéis em um local seco e arejado, sobre uma toalha, até secarem por completo. É importante que o produto esteja totalmente seco antes de guardar, para não afetar as cerdas. Em alguns casos, o uso do secador de cabelos com ar morno pode funcionar. É importante que o secador fique razoavelmente distante das cerdas para não aquecê-las e estragar o produto. Para as esponjas, após a lavagem, basta pressioná-las de forma delicada com as mãos e depois deixá-las em um local arejado até secar totalmente. A dica é nunca torcer o produto na intenção de agilizar a secagem. Isso pode danificar a esponja.

Conservando os pincéis – A limpeza deve ser feita regularmente, principalmente em pincéis com grande resíduos de maquiagem. Isso não significa que a higienização precisa ser diária, já que, feita em excesso, pode acabar mudando o formato  das cerdas. Além disso, os produtos devem ser guardados em local arejado e seco, longe de locais úmidos como banheiros, por exemplo. E a última dica é não compartilhar pincéis e esponjas para evitar contaminações.

Anotou? Agora é só se jogar nas novidades em pincéis de maquiagem que acabaram de lançar por aqui:

A letter to makeup artists and those getting their makeup done… I’m not going to sit here pretending I don’t like modelling or isn’t awesome because it really is and I do almost always have fun on jobs. Models have it good most of the time, especially in Australia however there are health/hygiene risks involved for models and anyone using testers or getting their makeup done people can overlook. I have just been on a fashion show job for the past 4 days and unfortunately even though I had observed unhygienic practises and confronted the qualified artists (who I will not name) I still ended up taking home a nasty eye infection from fashion weekend. I do feel my safety concerns were dismissed as if it was part of my job to put up with these unhealthy conditions. My message is not intended to critique the women who I trusted with my eye and skin health but to raise awareness of importance of hygiene practises amongst artists. If you are getting your makeup done or using any testers, check everything has been cleaned to your standard even if someone scoffs at your concerns. This is not my first time receiving an ailment from a dirty makeup brush and unfortunately in my line of work I doubt it will be the last but please be aware of this if you ever come close to a makeup kit so you can keep yourself safe and healthy. ? Ps – It been diagnosed as a staff infection by the doctor and I’m now on medication ?? #unretouched #nofilter #fuckingsick

Uma foto publicada por ??? (@anthea_page) em