03.10.2015  /  15:07

De Lily Safra a Jay Z: os 50 mais influentes colecionadores de arte

Créditos: Getty Images
Jay Z, o casal Eli e Edythe Broad, Lily safra e David Geffen || Créditos: Getty Images

A publicação americana especializada em artigos de luxo e obras de arte, a “Robb Report”, divulgou a lista com os 50 colecionadores de arte mais influentes do mundo. O levantamento foi feito em parceria com a Wealth-X, especializada no estudo de comportamento dos mais ricos. E entre os objetos de arte colecionados considerados não há somente quadros ou esculturas, mas também carros de luxo, joias, relógios raros, vinhos e outras bebidas raras e até cavalos de raça.

Não por acaso, os nomes selecionados são dos mais diferentes backgrounds: o bilionário David Geffen, um dos maiores colecionadores de arte contemporânea norte-americana da atualidade, aparece ao lado de gente como Jay Leno, apaixonado por carros de luxo, e Jay Z, que investe pesado em gravuras.

Dos colecionadores tradicionais, os destaques são o casal Eli e Edythe Broad, o banqueiro e ex-diretor do Goldman Sachs Joe wender e a socialite Dede Wilsey. Lily Safra é a única representante brasileira na lista, graças à sua vasta coleção de quadros e esculturas e mobiliário europeu do século 17. (por Anderson Antunes)