22.10.2017  /  8:00

De dar água na boca: 5 festivais gastronômicos imperdíveis pelo mundo

Melhor do que viajar e desbravar novos lugares, suas histórias e culturas é se deliciar explorando a gastronomia de outros países, especialmente se for para se jogar em um festival gastronômico! A Booking.com entregou ao Glamurama um roteiro com cinco festivais gastronômicos imperdíveis pelo mundo, destinos perfeitos para celebrar a comida, mergulhar em uma nova cultura e agradar o paladar com sabores únicos. À trilha!

Zibelemärit (Mercado das cebolas) – Berna, Suíça

O Zibelemärit – festival da cebola – acontece em Berna, na Suíça || Créditos: Reprodução

A histórica e pitoresca cidade de Berna fica as margens do Rio Aar. Suas muitas fontes de água, ruas estreitas, o verde do rio e torres históricas dão um ar medieval à cidade. Todos os anos, na quarta segunda-feira de novembro, ela sedia o tradicional Festival da Cebola, onde 50 toneladas do produto são vendidas e transformadas em deliciosas iguarias.

Onde ficar: com localização central e tranquila, no centro da cidade, o Bed and Breakfast Wildrose oferece quartos espaçosos e café da manhã inglês completo, que os hóspedes podem desfrutar no terraço durante os dias ensolarados.

Festival de frutos do mar – O Grove, Espanha

O Festival de frutos do mar acontece em O Grove, na Espanha || Créditos: Reprodução

Durante todo o mês de outubro, nos últimos 53 anos, a pitoresca cidade litorânea de O Grove organiza o Festival de Frutos do Mar. Viajantes de todo o mundo podem apreciar uma variedade de pratos locais deliciosos com frutos do mar fresquinhos de Ría de Arousa em um destino famoso não só pelos frutos do mar, mas também pelas praias e paisagens.

Onde ficar: oferecendo um terraço ao ar livre e vistas de tirar o fôlego de O Grove, o Habitaciones Castelao é um excelente lugar para ficar e apreciar todas as atividades do festival.

Festival Castagnades (Castanhas) – Meyras, França

O Festival Castagnades acontece em Meyras, na França || Créditos: Reprodução

Para quem busca um lugar mais tranquilo, no coração das vilas Ardéchois, o festival Castagnades convida hóspedes de todas as idades para fazer parte de um clima acolhedor com competições gastronômicas e produtos locais feitos de castanhas. Situado em um vale entre os rios Ardèche e Fontaulière, a pequena vila de Meyras sedia o Festival das Castanhas no dia 15 de outubro. Meyras é daqueles destinos para quem ama tranquilidade, natureza e gastronomia gourmet.

Onde ficar: quando pensar em lugares para se hospedar, a dica é o Maison Sous Le Pont B&B. Esta tradicional casa de pedra possui um belo terraço entre as árvores onde se pode apreciar pratos locais feitos com produtos frescos.

Festival do vinho e comida havaiana – Havaí, EUA

O Festival do vinho e comida havaiana, no Havaí, nos EUA || Créditos: Reprodução

Se você quer saborear a excelente culinária do Havaí, não há maneira melhor do que apreciá-la durante o Hawaii Food & Wine Festival, que acontece do dia 20 de outubro ao dia 5 de novembro nas ilhas havaianas de Maui, Oahu e Hawai’i . O festival apresenta chefs famosos, demonstrações de culinária, pratos locais deliciosos e várias degustações de vinho para limpar o paladar. Sem contar nas belas praias, natureza e tranquilidade do lugar!

Onde ficar: o Westin Ka’anapali Ocean Resort Villas é composto por villas luxuosas localizadas entre a Praia de North Ka’anapali e as montanhas de West Maui, oferecendo villas espaçosas com vistas do oceano ou da ilha. A acomodação possui 3 restaurantes no local e 2 bares servindo diversos tipos de culinária, que vão da italiana à americana.

Festival de Meio do Outono – China

o Festival de Meio do Outono acontece na China || Créditos: Reprodução

O Festival de Meio do Outono, também conhecido como Festival da Lua, é o segundo festival mais importante da China, e comer bolo de lua é a atividade mais comum do dia. Embora este não seja tecnicamente um festival gastronômico, é uma excelente oportunidade de experimentar o delicioso docinho chinês.

Onde ficar: uma joia reconhecida mundialmente, a extensa Pequim é rica em história, cultura e culinária e é um ótimo destino para vivenciar o festival. No centro de Pequim, o Rosewood Beijing é uma obra-prima artística que mescla o moderno e o antigo, além de possuir um jardim chiqueria, uma piscina ao ar livre e áreas de refeição projetadas com muito bom gosto.