28.11.2020  /  9:00

Curiosidade da sétima arte: Entenda a importância da paleta de cores com o perfil Color Palette Cinema

Hotel Budapeste, Orgulho e Preconceito e Coringa / Crédito: Instagram

Quando você assiste a um filme ou série, quatro fatores tendem a chamar mais atenção: o roteiro, a construção dos personagens, a trilha sonora e, claro, a fotografia. E pode ter certeza que cada um desses pontos são extremamente importantes no desenvolvimento da história. No caso da trilha sonora, ela é uma das responsáveis por criar momentos de felicidade, romance, tensão e tristeza, assim como a fotografia.

Algumas paletas ficaram marcadas na história, como é o caso da usada pelo diretor de cinema Wes Anderson, que abusa das cores para colorir as cenas de maneira fantasiosa. Em seus filmes, o mais chamativo é a estética vintage, as cores saturadas e os tons pastel, que reinou em ‘Hotel Budapeste’, no qual o rosa e o roxo eram predominantes. Nesses momentos podemos não entender exatamente qual é a função das cores além do senso estético, mas a fotografia é de tirar o fôlego, concorda?

Ao contrário de Wes, que tem preferência por tons quentes, Tim Burton ficou marcado no cinema por suas animações em tons frios, usando, na maioria das vezes, o azul como cor principal.

E se você se interessou por todo esse assunto acima, Glamurama indica o Instagram Color Palette Cinema, criado pelo italiano Kalki Janardhanan e que possui mais de um milhão de seguidores. A conta é dedica aos posts de frames de filmes e séries, extraindo as cores mais significativas de cada um deles e criando uma paleta de cores exata que fica exposta abaixo da imagem.

O trabalho, apesar de parecer simples, é minucioso. Primeiro, Kalki assiste ao filme completo, depois escolhe uma cena e leva para o photoshop.“Com o conta-gotas, escolho as cores e pinto os retângulos”, disse ele. No Instagram, é possível encontrar as paletas de produções lançadas recentemente e há muitos anos. Com certeza, você vai encontrar o seu filme preferido.

Um dos objetivos do perfil é justamente fazer com que as pessoas analisem o sentimento que tiveram em determinada cena e notem como as cores foram usadas. “Se você já assistiu ao filme e depois viu uma postagem, pode se lembrar de como se sentiu ao assisti-lo. Assim, conecta esse sentimento ao que está vendo e percebe por que, talvez, eles usaram certas cores”, explica seu criador.

Estudo das Cores

Para ter uma ideia, as cores são estudadas desde 1666, quando Isaac Newton descobriu que a luz branca, ao passar por um prisma, se separava em diversas cores. Mais tarde foi descoberto que a mistura e suas combinações resultavam em outros tons. Anos depois, o alemão Johann Wolfgang Von Goethe criou a ‘Teoria da Cor’ e, a partir disso, diversos outros estudos foram feitos, como a psicologia das cores. Com esse pensamento, concluímos que nenhuma cor é usada à toa, principalmente em filmes.

As cores quentes como o vermelho, amarelo e o laranja transmitem emoções mais alegres ou até mesmo intensas, como paixão, alegria, excitação, vingança e violência. Isso se deve à sensação de calor e luz solar que os tons nos passam. Já as cores frias, transmitem praticamente o contrário e são usadas mais para demonstrar sobriedade, passividade, tristeza, calma, solidão, introspecção ou simplesmente frio. Já as cores preto, cinza e branco são neutras.

Confira as nossas publicações preferidas do perfil Color Palette Cinema: