“Discutir essa pauta é um tabu para muita gente e segue gerando sobrecarga e impactos na saúde física e mental de muitas mulheres”, afirma Ana Fontes, host do videocast “Substantivo Feminino”, ao começar sua reflexão sobre a “Política do Cuidado” ao lado de Thelminha Assis e Nana Lima.
Durante o papo que dura cerca de uma hora, a médica, influenciadora e apresentadora Thelminha Assis, compartilha a “contradição” vivida durante sua experiência no reality show. Ela destaca como sair por três meses de sua rede de apoio foi um desafio, mas também revelou que suas responsabilidades foram gerenciadas sem sua presença. Isso a fez perceber que a ideia de que “só ela consegue resolver” é falaciosa.
Já Nana Lima aponta dados impactantes sobre a economia do cuidado na sociedade. Ela menciona um estudo da FGV que revela como remunerar o trabalho de cuidado realizado por mulheres e meninas equivaleria a 8.5% do PIB. Isso ressalta a importância de reconhecer e valorizar esse tipo de trabalho, não apenas sensibilizando a sociedade, mas também implementando práticas concretas, como fez a Argentina em relação à contabilização desse trabalho para a aposentadoria.
Discutir as pautas que cercam o combate aos variados tipos de violência contra a mulher é o objetivo do videocast “Substantivo Feminino”, que tem iniciativa do YouTube Brasil em parceria com a Rede Mulher Empreendedora, Gênero Número, Internet Lab e Casé Fala, e com produção do Dia Estúdio. O episódio “Política do Cuidado” vai ao ar na quinta-feira, dia 7, às 12h. O primeiro episódio, em formato Manifesto, já está disponível no canal do YouTube da Rede Mulher Empreendedora.
Foto: Paulo Ferreira