O último filme de Carrie Fisher, intitulado Wonderwell, finalmente será lançado após uma jornada de sete anos até chegar às telas. A eterna Princesa Leia de Star Wars, que faleceu no final de 2016, apenas seis semanas após terminar as filmagens do filme, lidera o elenco ao lado da cantora e atriz Rita Ora, Nell Tiger Free, Sebastian Croft e a estreante Kiera Milward.
A Vertical adquiriu os direitos de distribuição de Wonderwell para a América do Norte, Reino Unido e Irlanda, que estava passando despercebido, e está preparando um lançamento limitado nos cinemas através da AMC nos Estados Unidos a partir de 23 de junho de 2023, seguido por um lançamento digital.
“O percurso que nós, cineastas, fizemos com esse filme foi tão perigoso quanto o próprio filme”, explicou o diretor Vlad Marsavin ao Deadline sobre o lançamento adiado. “Desde as filmagens até a tela, levamos sete anos. Os efeitos visuais em um filme dessa magnitude levam tempo, mas enfrentamos desafios com os bloqueios causados pela Covid-19 e, é claro, com a perda da nossa maravilhosa Carrie Fisher. Agora, é o momento perfeito para compartilhar seus momentos mágicos na tela como Hazel”, concluiu.
Segundo Marsavin, o filme ficou atolado em desafios com os efeitos visuais após as filmagens, o que aumentou o orçamento e causou o atraso. O cineasta revelou que o filme terá uma homenagem a Fisher, cuja morte em dezembro de 2016 foi um “grande choque” para ele e a equipe. A atriz faleceu quatro dias depois passar por uma emergência médica durante um voo de Londres para Los Angeles.
“Carrie estava cheia de energia durante as filmagens e até comemorou seu 60º aniversário conosco na Itália, onde filmamos as cenas. Depois de uma filmagem noturna que durou até 2h da manhã, ela convidou toda a equipe para comemorar com ela, e a festa acabou sendo encerrada pela polícia por causa do barulho excessivo. Sua morte foi muito emocionante para toda a equipe”, relembrou o diretor.
A atriz, filha das estrelas de Hollywood Eddie Fisher e Debbie Reynolds, e mãe da atriz Billie Lourd, já havia filmado sua participação em Star Wars: Episódio VIII – Os Últimos Jedi antes de atuar em Wonderwell, no início de 2016. A equipe de efeitos visuais de A Ascensão Skywalker usaria mais tarde cenas não utilizadas de O Despertar da Força para trazer Fisher de volta às telas no Episódio IX da franquia.
A co-estrela de Fisher em Wonderwell, Rita Ora, disse que “trabalhar ao lado de Carrie Fisher foi uma daquelas experiências que você nunca esquece. Mal posso esperar para que o mundo veja esse mundo intrigante e mágico de Wonderwell.”