Dramaturgo, roteirista e diretor artístico com vasta atuação no teatro, na televisão e no cinema, o premiado escritor e diretor Elísio Lopes Junior traz mais uma obra especial. Com uma megaprodução, ele apresenta a adaptação do livro de Itamar Vieira Júnior para os palcos: Torto Arado – O Musical, que estreia no dia 13 de setembro no Teatro Sesc, em Salvador.
Nas linhas do livro ou entrelinhas das narrativas adaptadas à linguagem do musical, a diversidade, resistência, religiosidade e cultura de um povo são características que ganham força e vida, a partir de cantos e danças do elenco. “É uma Bahia do interior, da beira do rio, dos encantados, e isso é Brasil, acredito que nós queremos saber cada vez mais sobre nós”, comenta Elísio.
No período das audições, o espetáculo recebeu mais de 500 inscrições de artistas de todo o Brasil. Com respeito às narrativas contidas no livro, o diretor ressalta o cuidado na escolha das histórias e revela que o musical irá contar a saga das três protagonistas: Bibiana (Larissa Luz), Belonísia (Bárbara Sut) e Donana (Lilian Valeska). Larissa Luz e Lilian Valeska são atrizes convidadas para os papeis e os demais personagens que entram em cena refletem a riqueza e o talento dos atores selecionados na audição, dentre eles Raynna, atriz indígena nascida e criada na Chapada Velha – Chapada Diamantina (Ba).
O diretor também revela satisfação em levar ao palco sua ancestralidade. “A gente é um povo feito de desejo e memória e a construção desse espetáculo, desses personagens foi exatamente nesse caminho. Temos muito afeto e conhecemos cada um desses personagens, seus silêncios e silenciamentos”, ressaltou.
Com sessões sextas, sábados e domingos no Teatro Sesc Casa do Comércio, Torto Arado – O Musical é apresentado pelo Ministério da Cultura e Nubank, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e realizado pela Maré Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução.