A Parada do Orgulho LGBT+ agitou a avenida Paulista no último domingo (11), reunindo uma multidão animada e colorida para celebrar a diversidade e lutar por direitos. A galera veio de todos os cantos do Brasil. Praticamente todas as capitais do país se reuniram em São Paulo para comemorar a diversidade do evento.
E teve gente representando causas importantes, como Taís Emília, mãe de um bebê intersexo, que teve que enfrentar dificuldades com o registro civil da criança. A Parada é um espaço para dar voz a todos e lutar por igualdade, inclusive nas questões burocráticas.
A edição deste ano trouxe várias novidades, com 19 trios elétricos pela avenida e a presença de artistas incríveis como Pabllo Vittar, Pocah, Daniela Mercury e outros. Foi uma festa que não deixou ninguém parado!
Além da música e da animação, alguns trios prestaram homenagens a pessoas e movimentos importantes na luta contra a AIDS e pelos direitos LGBT+. Kaká di Polly, drag queen icônica das décadas de 80 e 90, foi lembrada por ter se deitado na Avenida Paulista para possibilitar a primeira Parada do Orgulho Gay. Também foi homenageado o professor Jorge Beloqui, pioneiro na luta por acesso a medicamentos para HIV-Aids no Brasil. É muito importante relembrar e valorizar essas figuras que abriram caminho para o movimento.
A Parada não é só festa, é luta e conquistas sociais. Ao longo dos anos, tem sido responsável por avanços significativos para a comunidade LGBTQIA+. É uma verdadeira força transformadora, como ressaltou Matheus Silva, coordenador da Parada em São Paulo.
O tema deste ano é “Políticas Sociais para LGBT+: queremos por inteiro e não pela metade”. Entre as reivindicações estão inclusão dos casais LGBTQIA+ em programas de assistência social, como o Minha Casa, Minha Vida. É hora de exigir direitos e garantir igualdade para todos!
Desde a primeira edição, lá em 1997, a Parada não para de crescer. E em 2011, bateu recorde de público, com 4 milhões de pessoas! A festa entrou para o Guinness Book como o maior evento do tipo no mundo. É para deixar qualquer um orgulhoso!