Um novo espaço cultural sem fins lucrativos acaba de ser aberto em Belém, na Palestina, com o objetivo de estimular a cena artística local e internacional na Cisjordânia. Chamado de Wonder Cabinet, é ideia dos arquitetos palestinos e irmãos Elias e Yousef Anastas.
“É uma espécie de gabinete de curiosidades”, disse Elias em entrevista à “Artnet News”, acrescentando que eles vão convidar gente criativa “a vir e fazer arte na Palestina”. O objetivo é nutrir a cena artística local e do Oriente Médio, mas também incentivar o turismo na Palestina.
O escritório AAU Anastas projetou o espaço, uma estrutura brutalista com vista para uma área residencial no Vale Karkafeh. Arquitetonicamente, o edifício é uma grade de concreto bruto com detalhes de metal da Local Industries, estúdio de design dos arquitetos. Em sua fachada há letras em aço inoxidável que soletram seu nome.
“As pessoas estão sempre olhando para nós. Através deste espaço convidamos a virem fisicamente e se envolverem”, disse Elias.
O espaço está aberto a práticas multidisciplinares, experimentais e interculturais, e busca criar uma plataforma aberta à comunidade. A missão também é, segundo eles, “encontrar maneiras de transmitir diferentes formas de conhecimento que temos na Palestina e em outras partes do mundo de uma maneira experimental”.
Os irmãos esperam que o Wonder Cabinet se torne um hub fundamental para arte contemporânea, design, artesanato, pesquisa, educação e até mesmo para artes culinárias. O espaço inclui um restaurante administrado por chefs residentes e um cinema, além de virar sede da Local Industries, que inclui um espaço de exposição e uma pequena loja que oferece peças de arte, design e até joias de diferentes artistas. Atualmente abriga trabalhos do grupo de artistas Hollow Forms, Studio Safar e Farah Fayyad.
Há também a primeira sede física da Rádio Alhara, a popular estação de rádio online com sede em Belém que foi lançada em março de 2020. E um centro de aprendizado noturno aberto à comunidade, que a cada mês se concentra em uma forma específica de produção, desde técnicas de marcenaria até soldagem de aço.
Em setembro, o espaço receberá um chef residente do Japão, bem como um artista sonoro francês, e em 2024 planeja uma exposição de pinturas do artista libanês Hatem Iman.