Obra de Guto Lacaz ganha novo formato no livro “Coincidências Industriais”

Foto: Divulgação/José Fujocka

Objetos que não têm relação direta, mas se encaixam perfeitamente. A obra “Coincidências Industriais”, do artista multimídia Guto Lacaz, foi transportada para as páginas de um livro a ser explorado de forma intimista e pessoal. Editado pela Lovely House, o livro será lançado no dia 21 de fevereiro na Collectania.

Os editores Luciana Molisani e José Fujocka, da Lovely House, decidiram interpretar a obra de Lacaz em formato de livro e criaram um registro lúdico de um dos mais conhecidos trabalhos do artista. Em formato de pequeno caderno, a edição reúne as peças da instalação em tamanho real, com folhas de acetato para permitir que o leitor encaixe os objetos, recriando o projeto do artista.

“A obra gráfica traz cinco relações precisas entre dois objetos, gerando um terceiro, rico em plasticidade e materialidade. No decorrer das páginas, o livro desvenda e convida o leitor a reviver as relações encontradas pelo artista e seus pares”, explica Molisani. A primeira edição tem tiragem de 300 exemplares numerados. O projeto tem sua origem ainda nos anos 1970, a partir da curiosidade de Lacaz sobre as coisas, o que o levou a conhecê-las de forma íntima e a lançar um novo olhar sobre elas, oferecendo-lhes novas funções e criando novos objetos. “Isso é marca inconfundível de Guto Lacaz”, afirma  Fujocka.

Sair da versão mobile