Obra de arte digital mostra qualidade do ar de São Paulo em tempo real

Foto: Divulgação

Uma escultura de luz interativa que muda de cor conforme a qualidade do ar é uma das obras da mostra “Vivacidade – Poéticas Socioambientais”, que ocupará a Praça Adolpho Bloch, nos Jardins, a partir do próximo dia 26. A obra digital “Respiramos” (2023), da dupla de artistas Rizomatique, ilumina o local de acordo com o conteúdo do ar que respiramos, a partir da coleta de dados sobre as concentrações de poluentes aéreos do local onde está exposta. As informações vêm da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo.

A interatividade com o público se dá através de tablet que será fornecido pela monitoria da mostra.  A partir do aparelho é possível selecionar os componentes do ar para a visualização na escultura. Cada cor equivale a um dos poluentes mais comuns em São Paulo. Esses elementos são invisíveis a olho nu, mas a escultura os revela através dos espectros de cor referentes a cada poluente no ar.

A estrutura de LED vazada da obra integra-se com o paisagismo da praça e alimentada por fonte renovável, com o menor impacto ambiental possível. Esta é a segunda edição da exposição “Vivacidade” após um hiato de 10 anos. Em 2013, a mostra ocupou a Avenida Paulista com seis obras interativas e visuais.

mostra VIVACIDADE – poéticas socioambientais (parte 2)

Onde: Praça Adolpho Bloch, esquina com Avenida Brasil, Jardins, São Paulo
Quando: de 26 de agosto a 10 de setembro de 2023 | aos sábados e domingos das 10h às 17h

Foto: Divulgação

 

Sair da versão mobile