Round 6
Divulgação/Netflix

No rastro do K-pop, filmes como ‘Parasita’, e séries, como ‘Round 6’, onda coreana invade oráculo da língua inglesa

0 Compartilhamentos
0
0
0
0
0

Se tem um país que tem avançado forte rumo a um lugar de destaque no planeta, é a Coreia do Sul. Seja por conta de sua força na indústria de cosméticos e na culinária, ou mais ainda por sua presença cada vez mais relevante na música, cinema e séries. Fato é que os coreanos estão mais em alta do que nunca. A invasão global começou com o fenômeno do K-pop, com milhões de fãs apaixonados espalhados por todo o canto. Depois foi a vez das produções cinematográficas ganharem atenção – e até o Oscar, como o longa ‘Parasita’. Nas plataformas de streaming há dezenas de filmes e séries made in Coreia. Nos últimos dias, por exemplo, ‘Round 6’, que mostra uma realidade distópica que envolve jogos e muitas mortes, porém retrata questões sociais e econômicas do país, se tornou assunto do momento e a atração mais assistida da Netflix. 

Blackpink
Blackpink é um dos grupos de K-pop que mais fazem sucesso no mundo. Foto: Reprodução/Youtube

E agora que a influência sul-coreana chegou ao Oxford English Dictionary. A “autoridade aceita no idioma inglês” adicionou 26 novas palavras de origem coreana à sua última edição. Com esses acréscimos, “estamos todos navegando na crista da onda coreana”, disse o OED em um comunicado.

A comida tradicional do país asiático está entre os novos verbetes, entre eles, banchan, substantivo. – pequeno acompanhamento de vegetais, servido junto com arroz como parte de uma refeição típica coreana; bulgogi, n. – prato com fatias finas de carne de boi ou porco marinadas e depois grelhadas ou fritas; kimbap, n. – prato coreano que consiste em arroz cozido e outros ingredientes embrulhados em folha de alga marinha e cortados em fatias pequenas.

Comida Coreana. Foto: Reprodução/Pexels

Claro que a cultura pop não podia ficar de fora. Palavras como hallyu, n. – aumento do interesse internacional pela Coreia do Sul e sua cultura popular, representado pelo sucesso global da música, cinema, TV, moda e comida sul-coreanos; K-drama, n. – Série de televisão em língua coreana produzida na Coréia do Sul; manhwa, n. – gênero coreano de desenhos animados e histórias em quadrinhos, geralmente influenciado por mangás japoneses; mukbang, n. – vídeo, esp. aquele que é transmitido ao vivo, que mostra uma pessoa comendo uma grande quantidade de comida e conversando com o público, também fazem parte do dicionário britânico agora.

Parasita
Parasita levou OSCAR de melhor filme em 2020. Foto: Divulgação

O OED disse que incluir tantas palavras coreanas foi um reconhecimento da mudança na linguagem usada por quem fala inglês. “Isso mostra como asiáticos em diferentes partes do continente inventam e trocam palavras dentro de seus próprios contextos locais e, em seguida, apresentam essas palavras para o resto dos países, criando assim uma verdadeira onda  coreana”.

Você também pode gostar