Poucas pessoas definem tão bem a “arte” de envelhecer bem e com estilo quanto Catherine Deneuve, a maior estrela do cinema francês, que completa 79 primaveras nesse sábado (22). Protagonista de vários clássicos da sétima arte e sex symbol há mais de cinco décadas, a atriz que foi fundamental na popularização do terninho nos anos 1960 – ela se tornou uma espécie de garota-propaganda não oficial do “Le Smoking”, de Yves Saint Laurent – continua sendo disputadíssima por grandes marcas de moda que buscam associar suas imagens à dela, caso raríssimo para mulheres famosas com sua idade.
Para pegar carona no aniversário da eterna estrela de “A Bela da Tarde”, – que no auge do #MeToo causou por criticar o movimento (e mais tarde se desculpou pelo deslize) -, GLMRM lista cinco momentos em que Deneuve “divou à francesa”; confira:
1. Musa da Chanel Nº 5
Diz a lenda que beldade nenhuma se torna ícone sem posar para uma campanha do Chanel Nº. 5, o perfume mais famoso do mundo. Deneuve alcançou o feito em 1972, no auge de seus 26 anos e foi clicada por Richard Avedon. As vendas da fragrância bombaram particularmente nos Estados Unidos.
2. A cara da Louis Vuitton
Mais recentemente, em 2014, Deneuve foi chamada para representar outra marca icônica da França – no caso, a Louis Vuitton, que a contratou para estrelar uma campanha de malas. A ideia foi de Marc Jacobs, que deixou o cargo de diretor-criativo da maison no mesmo ano e já tinha convocado a atriz para o mesmo job em 2007.
3. Em clássico do Polanski
Na telona, claro, Deneuve teve vários grandes momentos. Mas um dos preferidos dos fãs está eternizado em “Repulsa ao Sexo”, de 1965. No longa dirigido por Roman Polanski a atriz interpreta uma bela mulher que é sexualmente reprimida e não sai de casa sem caprichar no eyeliner.
4. Contrato milionário
Desde 1987, Deneuve divide com estrelas mais jovens – como Eva Longoria e Claudia Schiffer – o título de embaixadora global da L’Oréal. O contrato dela com a fabricante de cosméticos, um dos mais longevos da história do mundo, é estimado em US$ 2 milhões (R$ 10,6 milhões) anuais. Definitivamente, não é pra qualquer uma.
5. Ponta em Hollywood
Deneuve nunca foi muito fã de atuar em Hollywood, mas em 2005 cedeu aos convites dos produtores de “Nip/Tuck” para fazer uma participação na série sobre cirurgia plástica. Interpretou uma viúva rica que queria depositar as cinzas do marido nos implantes que tinha nos seios. E, claro, deu o que falar.