Publicidade
Luh Maza
Foto: Reprodução/Anne Freitas

Luh Maza é dramaturga, diretora, atriz e crítica teatral. A carioca de 35 anos vive em São Paulo desde 2007. Ela começou no teatro, mas acabou mudando, literalmente, de direção. “Estudei teatro na posição de atriz, claro que agora o roteiro dominou minha vida e também a direção”, disse ela, que foi a primeira mulher trans a escrever roteiro para uma série de TV.

“O fato de ser mulher é bem dificultador quando trazemos ideias, lideramos equipe. Estamos convidando as pessoas a conhecer uma humanidade por outra perspectiva”, disse em live com Joyce Pascowitch.

“A ideia da representatividade só é real se for total. Ela precisa se dar não só para as pessoas trans, mulheres, mas para pessoas indígenas, mais velhas. Não posso estar satisfeita se somente a comunidade que represento ganha mais visibilidade. Quero dar espaço para as outras minorias sociais”, complementou Luh, que trabalhou na série “Sessão de Terapia” escrevendo a história de um homem negro, interpretado pelo ator David Junior, que vive em conflito com a sua identidade ao ser questionado pela mulher que ama, uma ativista da causa negra.

A convite do diretor artístico Hugo Possolo, a roteirista também escreveu e dirigiu a peça “Transtopia” no Theatro Municipal de São Paulo, para o festival Brasil Cena Aberta. Na ocasião, colocou 11 pessoas trans no palco. “Quanto mais pessoas diferentes contarem histórias, isso amplia nosso repertório como humanidade”, afirma a roteirista.

Confira abaixo a live completa:

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter