Com 57 apresentações programadas entre Europa e América do Norte, a “Renaissance World Tour” de Beyoncé chama atenção por muitos motivos. Além de sua inquestionável performance vocal e coreografias hipnotizantes, tem atraído a atenção do público e da mídia pelos looks deslumbrantes e valores astronômicos, temas desta reportagem.
Em cada parada da turnê, a estrela apresenta figurinos que celebram diversidade cultural e herança racial. São nove looks diferentes a cada show, cada um deles assinado por designers e estilistas estrelados, além de dar visibilidade a artistas e marcas emergentes.
Do vintage ao contemporâneo
Entre as marcas que vestem Beyoncé estão Coperni, David Koma e Mugler (em suas versões vintage e atual), além de Givenchy by McQueen, Courréges e Loewe (em uma ousada versão repleta de glitter). Ah, e tem look da Balmain e a marca japonesa Anrealage, com abordagem mais tecnológica.
A mais recente colaboração na turnê foi com Pharrell Williams, que fez figurino exclusivo para a estrela. O look, revelado durante o show em Detroit, foi uma criação de Pharrell como diretor-criativo de moda masculina da Louis Vuitton. O body Damier xadrez, coberto por brilhantes cristais, trouxe uma pitada de nostalgia à performance.
Renaissance World Tour em números
As projeções apontam para uma arrecadação impressionante da turnê. Segundo a “Forbes”, pode ultrapassar a marca de US$ 500 milhões (em torno de R$ 2,4 bilhões), superando a turnê “The Eras Tour” de Taylor Swift.
Essa projeção é baseada no número de fãs que compram os ingressos para os shows de cada artista. Queen B, como Beyoncé é conhecida, pode alcançar mais de US$ 2,1 bilhões (em torno de R$ 10 bilhões), enquanto Taylor não fica muito atrás, com a estimativa de arrecadar US$ 1,6 bilhão (em torno de R$ 8 bilhões).
O preço dos ingressos também influencia nessa disputa, uma média de US$ 700 (R$ 3,4 mil) por pessoa.
A maior parte dos lucros das turnês será destinada à diva do pop, sendo que apenas 20% será utilizado para cobrir os custos de transporte das estruturas e outras despesas relacionadas às apresentações.
A etapa europeia da turnê está rendendo impressionantes US$ 154 milhões em faturamento, conforme a “Billboard”, com mais de 1 milhão de ingressos vendidos e 21 apresentações no continente europeu.
O encerramento está previsto para acontecer em New Orleans, em 27 de setembro, e há expectativas de novas datas, incluindo possíveis shows na América do Sul no próximo ano, para a alegria geral dos fãs brasileiros.