Livro revela causa do rompimento de Príncipe Harry com a Família Real

Foto de Peter Nicholls-WPA Pool/Getty Images

A relação entre o Príncipe Harry e a Família Real britânica tem se mostrado bastante instável nos últimos anos. Em 2020, a Meghan Markle e o príncipe Harry se afastaram da realeza, mas o motivo da decisão nunca tinha ficado claro até então.

Porém, o livro “Vingança: Meghan, Harry e a Guerra entre os Windsors”, do jornalista Tom Bower, revela que a gota d’água para o rompimento teria sido uma esnobada pública da Rainha Elizabeth II.

A situação teria acontecido durante o pronunciamento anual de Natal, transmitido pela monarca no Reino Unido. No vídeo, a avó de Harry aparece em seu escritório em Windsor rodeada por fotos da família. No entanto, nenhum imagem do caçula do Príncipe Charles aparece no cenário.

“O Harry ficou chocado enquanto assistia a avó. Havia quatro molduras colocadas ao redor da realeza que mostravam fotos do pai dela, o Rei George VI, o Príncipe Philip, Charles e Camila e William com a família. Para a fúria de Harry, não tinha nenhuma foto dele com Meghan e Archie. Os Windsor estavam removendo os Sussex da história”, escreveu Bower em trecho da obra divulgado pelo Daily Mirror.

O pronunciamento ocorreu em dezembro de 2019 e o casal renunciou às funções de membros ‘sênior’ da família real menos de um mês depois.

Apesar de alguns trechos do livro de Bower terem sido divulgados pela imprensa internacional, a obra chega às livrarias do Reino Unido no dia 21 de julho.

Mais revelações

Segundo o livro, a Rainha Elizabeth II e seus assessores estão empenhados em restringir a imagem da realeza aos primeiros nomes da linha de sucessão ao trono britânico, que conta com Príncipe Charles na primeira posição, seguido pelo Príncipe William e seus três filhos, o Príncipe George, a Princesa Charlotte e o Príncipe Louis. Atualmente, Harry é o sexto na linha de sucessão.

Os representantes do duque e duquesa de Sussex ainda não se pronunciaram sobre o livro de Bower. Mas, em entrevista à apresentadora Oprah Winfrey em março de 2021, o casal compartilhou algumas turbulências que enfrentaram, entre elas, a depressão de Markle durante o período no Reino Unido e uma acusação de racismo contra um membro não revelado da realeza. Confira:

Sair da versão mobile