Karim Aïnouz fala sobre a mensagem por trás de Marinheiro das Montanhas

Karim Aïnouz e Maria Luísa Mendonça. Foto: Alex Gonçalves - @agmcinefilo

A pré-estreia de “Marinheiro das Montanhas”, considerado o projeto mais pessoal da carreira de Karim Aïnouz, aconteceu nesta terça (19) no Espaço Itaú Augusta, em São Paulo, e emocionou o público. O documentário é narrado pelo próprio diretor, como se fosse uma carta à sua falecida mãe, Iracema, que desempenha o papel de companheira imaginária da viagem. Enquanto ele relata e comenta os episódios da jornada, reaviva memórias familiares e revela sentimentos que permeiam sua trajetória.

Karim falou com GLMRM sobre o projeto:

“É um filme muito pessoal que conta a história da minha vida, a relação dos meus pais, a cearense Iracema e o argelino Majid que se encontraram nos Estados Unidos na década de 1960. O filme explora não apenas a paixão dos meus pais, mas também a história do mundo naquela época, um período cheio de possibilidades e grandes revoluções, como a que aconteceu na Rússia. O filme navega entre uma história pessoal e uma história maior, e é como se fosse uma jornada por meio de vídeos de família. Tentei traçar paralelos entre uma história de amor e uma história revolucionária, pois acredito que ambas são movidas por paixões coletivas e sonhos de mudança. Foi um processo desafiador, mas tentei construir a narrativa do filme destacando essa conexão”, disse ele.

Qual mensagem que fica?

“É a de que devemos ser donos de nossa própria vida e destino. ‘Marinheiro das Montanhas’ mostrou como um país e seu povo se libertaram de uma opressão colonial. Espero que isso nos inspire a nunca baixar a guarda e a lutar por um mundo melhor. Essa é uma das razões pelas quais comecei a fazer cinema: exatamente poder jogar luz em histórias e personagens que muitas vezes estão nas sombras ou são invisíveis”, finaliza.

O longa é uma produção da VideoFilmes, com coprodução da Globo Filmes. Conta ainda com a colaboração do Projeto Paradiso, iniciativa filantrópica que, através do programa Brasil no Mundo, apoiou a participação do filme na 74ª edição do Festival de Cinema de Cannes. Dia 28 estará disponível nos cinemas nacionais. GLMRM mostra quem foi conferir a pré-estreia em SP:

 

 

Sair da versão mobile