Julia Lund
Foto: Divulgação

Julia Lund se prepara para levar aos palcos ‘Vista Chinesa’: ‘Silêncio sobre estupro só protege agressores’

0 Compartilhamentos
0
0
0
0
0

Intérprete da delegada Marcela Alves em “Cara e Coragem”, que investiga a morte da empresária Clarice na novela das 7 da Globo, Julia Lund se prepara para viver nos palcos a história de outro crime, esse baseado em fatos reais. O monólogo “Vista” adaptará para o teatro o romance “Vista Chinesa”, de Tatiana Salem Levy, que narra a história de uma mulher, também chamada Júlia, até o momento em que é vítima de um estupro.

Feminista assumida, a atriz idealizou o monólogo com seu parceiro, o diretor de teatro Luiz Felipe Reis, no intuito de aguçar a percepção e a sensibilidade sobre situações que considera mal discutidas na sociedade. “As piores consequências recaem sobre as mulheres: o estupro é uma dessas questões”, disse em conversa com o GLMRM.

Tatiana escreveu ‘Vista Chinesa’ para contar a história real de uma amiga. No romance, a personagem Júlia decide correr no Alto da Boa Vista, no Rio de Janeiro, uma região da Mata Atlântica, antes de uma reunião de negócios. Próximo à Vista Chinesa do título, ela foi abordada por um homem armado que a levou para dentro da mata e a estuprou. A escritora, então, decidiu escrever a obra baseada no trauma da amiga.

Com uma imersão profunda no teatro, Julia acredita que levar a obra ao palco pode sensibilizar o público. Afinal, ajuda a pensar sobre problemas que afetam toda a sociedade, como a cultura da violência contra a mulher.

“Acredito que o silenciamento e a ocultação de crimes, como o estupro, só protege os agressores, enquanto a exposição fortalece inúmeras vítimas”, pontua.

“Acredito que o silenciamento e a ocultação de crimes, como o estupro, só protege os agressores, enquanto a exposição fortalece inúmeras vítimas.”

Entrega aos personagens

Julia gosta de mergulhar profundamente em suas personagens. Um exemplo disso acontece em “Cara e Coragem”: aprendeu a lutar boxe para fortalecer os braços e ajudar a dar vida à delegada. Mas, devido ao ritmo de gravações intenso da novela, ainda não teve tempo de se entregar da mesma forma à protagonista de “Vista”.

“A Julia do livro é corredora. Então, quero começar a correr em alguns lugares para me aproximar um pouco desse universo”, conta ela, que diz não ser muito fã de atividade física. “Só devo me aprofundar mais na Julia [de “Vista”] depois que as filmagens de ‘Cara e Coragem’ acabarem”.

“Vista”, inclusive, já ganhou uma data de estreia: 2 de março de 2023. Até lá, o telespectador pode ver a atriz no papel de Marcela em “Cara e Coragem“.

Julia Lund
Divulgação
Você também pode gostar