O final de semana foi agitado no Instituto de Inhotim, o maior museu a céu aberto do mundo, em Minas Gerais. No último sábado, 19 de agosto, aconteceu a segunda edição do Anoitecer Inhotim, festa de fundraising com uma instauração da renomada coreógrafa Lia Rodrigues na Galeria True Rouge, uma das mais icônicas do museu e jardim botânico que abriga a instalação homônima de Tunga, de 1997.
O evento foi realizado como uma experiência voltada ao tempo e à natureza, com a premissa de institucionalizar as ações do museu, O objetivo é garantir sua perenidade, sustentabilidade financeira, democratização de acesso e ampliação da programação artística e educativa.
Para a segunda edição, um jantar especial comandado pelo chef mineiro Cantidio Lanna, assim como um show exclusivo do cantor Tony Gordon, ambos a céu aberto, completaram a noite para os convidados.
A Galeria Fonte também se transformou em uma grande pista de dança com dois sets envolvents do DJ Valber, de Minas Gerais e do DJ Nepal, do Rio de Janeiro. Além das luzes, projeções artísticas, as obras ‘Glove Trotter, Desvio do vermelho e Através’ do artista Cido Meireles, ficaram abertas para visitação na chegada dos convidados para a festa e o público ainda pôde aproveitar o show do pernambucano Johnny Hooker.
Já no domingo, 20 de agosto, o público geral pôde admirar um dos trabalhos mais recentes da artista Lia Rodrigues com o espetáculo ‘Encantado’, que estreou em 2021 no Festival d’ Automne à Paris. A apresentação se baseou nos múltiplos significados que a palavra ‘encantado’ tem no Brasil, reverenciando a partir da percepção de mundo afro-ameríndia as forças que transitam entre o céu e a terra.
GLMRM mostra os principais cliques do final de semana:
Fotos: Denise Andrade