O cantor e compositor Gilberto Gil receberá o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Nova de Lisboa, em cerimônia marcada para 31 de outubro. A distinção reconhece seu inestimável contributo para a cultura e para a cidadania.
O Reitor da Universidade Nova de Lisboa, João Sàágua, enfatizou a significância deste reconhecimento declarando:
“Para a Universidade NOVA de Lisboa é uma honra e um privilégio distinguir Gilberto Gil, símbolo da cultura lusófona e inspiração para várias gerações. Tal como Gilberto Gil, também a NOVA acredita no poder transformador da Educação e na importância da Cultura como pilar fundamental da sociedade. Esta homenagem representa, também, o nosso compromisso com a excelência e a diversidade, valores que tão vividamente personifica.”
O ciclo contará com concertos e iniciativas que exploram a obra de Gil e suas reverberações.
Na véspera da entrega do título, o cantor baiano se apresentará na capital portuguesa, no Coliseu de Lisboa, e no Porto, no Coliseu Porto Ageas, no dia 2 de novembro marcando o encerramento de mais uma turnê pela Europa.
O ciclo começará no dia 22 de outubro com o concerto “Ventos do Brasil e de Portugal”, uma produção conjunta envolvendo a Orquestra Metropolitana de Lisboa, o Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da NOVA FCSH e a Embaixada do Brasil. No concerto será apresentado arranjo inédito do compositor italiano Aldo Brizzi sobre a música “Domingo no Parque”, de Gil, encomendado para esta ocasião.
No dia 2 de novembro, o ciclo Brasil na NOVA continua com um concerto inédito do pianista Júlio Resende e do cantor António Zambujo, intitulado “Língua”. A apresentação marca o encontro entre as duas culturas, com uma viagem musical pela língua e cultura portuguesa e brasileira.
O ciclo Brasil na NOVA encerra-se no dia 9 de novembro com o segundo concerto dos Solistas da Metropolitana, “Trompetes do Brasil”.
Ciclo Brasil
Auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa (Campus de Campolide)
Datas: 22 e 31 outubro, 2, 3 e 9 novembro 2023