Gilberto Gil
Foto: Divulgação/ABL

Gilberto Gil faz 80: série, museu, disco inédito e turnê celebram vida e obra do artista

6 Compartilhamentos
6
0
0
0
0

Gilberto Gil é muitos em um: o político, o músico, o autor, o imortal da Academia, além de ser um dos artistas mais queridos do Brasil. O artista, que completa 80 anos de uma vida muito bem vivida neste domingo (26), deve celebrar do jeito que mais gosta, no palco, com os filhos, na estreia de sua turnê pela Europa.

O pai de Preta e Bela Gil também lançou um museu virtual no Google com as suas obras, além de um disco com inéditas e uma série na Amazon Prime Video. Veja o que mais está no radar para homenagear a vida e obra de um dos maiores da música brasileira de todos os tempos.

Hits eternos

O ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) fez uma pesquisa sobre quais são as músicas mais tocadas de Gilberto Gil nos últimos 10 anos de execução pública. Segundo o levantamento, o hit vitorioso foi “Vamos Fugir (give me your love)”, seguida por “Aquele abraço”. Completam o top 5 “A novidade”, “Não chore mais” e “Palco”.

Outra curiosidade que o ECAD levantou foram as palavras mais usadas em títulos de músicas de Gil. “Amor”, um princípio profundo do artista, foi a vencedora da categoria, com um total de 18 repetições em todo o seu catálogo.

Museu virtual

O Google Arts & Culture participou dessa grande homenagem e disponibilizou um museu virtual sobre a vida e obra de Gil. A exibição, disponível em português e espanhol, é a primeira linha do tempo online de um artista vivo. Com 41 mil imagens, aquece o coração dos fãs ao disponibilizar vídeos históricos e relembrar histórias icônicas . Confira.

Disco de inéditas

Além da retrospectiva, que relembra a história do artista como ministro da Cultura e até analisa seu top 10 nas plataformas de streaming, o museu virtual disponibiliza um disco de inéditas de Gilberto Gil.

O álbum gravado em 1980, em Nova York, foi dado como perdido até ser encontrado após o inventário dos arquivos feito para o Google. A obra, que se chamaria “Jump For Joy”, conta com canções como “You Need Love” e “Estrela”. Ouça já aqui.

Na televisão

Gil vai participar do “Domingão com Huck” para celebrar seus 80 anos neste domingo (26). Numa prévia da turnê, ele se apresentará no palco do programa ao lado de seus filhos Preta, José Gil e Bem. Os netos Francisco, Flor e João Gil também vão acompanhar o avô.

Huck também prepara uma homenagem emocionante para Gil, que participará do quadro “Visitando o Passado”. Emocionado, relembrará da casa de sua tia Margarida, onde viveu dos 9 aos 20 anos.

Amazon Prime Video

Lançada nesta sexta-feira (24), a série “Em Casa Com Os Gil” invade a intimidade da família do músico. Como um reality show cult, a história acompanhou os ensaios da família para a turnê europeia durante o isolamento social da pandemia do coronavírus.

Turnê europeia

Gil fica em turnê pela Europa até o início de agosto. A primeira apresentação do cantor acontece no dia de seu aniversário, na Alemanha; a última, no dia 5 de agosto, na França.

O diferencial da turnê é que, como mostrado no seriado, será feita com a família. “Ensaio final entregue e malas fechadas. Família Gil de partida para eurotour”, escreveu no Instagram.

Está na Europa? Veja a agenda da turnê e onde comprar ingressos aqui.

Você também pode gostar