Mostra reuniu convidados em evento exclusivo e apresentou uma série de pinturas recentes do artista Edu Cardoso
Os galeristas Mariana Vieira, da Kovak & Vieira, e Tito Bertolucci, da Galeria Alma da Rua, receberam convidados ontem, 16, para a exposição “Secreto” de Edu Cardoso. Com curadoria de Renata Rocco, a mostra expôs 19 obras do artista para poucos convidados, selecionados pelos galeristas, e o evento, que foi totalmente secreto – primeiro evento nesse formato organizado pela dupla –, aconteceu em um edifício residencial datado de 1949, em São Paulo, que tem suas características de época totalmente originais. O DJ Abidiel Vicente comandou as picapes.
Cada um trabalhando diferentes vertentes, os galeristas, amigos há 20 anos, se uniram nesta mostra a fim de desmistificar, trazendo um olhar novo de união na arte, quebrando barreiras de concorrência. “A arte é democrática e tal democracia parte dos galeristas. A união traz verdade e a arte une, mesmo aqueles que são diferentes”, pontua Mariana.
Para esta primeira experiência de exposição ‘secreta’, foram escolhidas tanto obras que marcaram historicamente a trajetória de Edu Cardoso, quanto duas séries específicas. “Para esta exposição, selecionamos algumas obras que estão divididas majoritariamente em duas séries: Expressões Populares e Amigos Imaginários”, conta a curadora.
Em “Expressões Populares”, Edu apresenta a sua visão acerca desses ditados, como nas obras “Chorando as Pitangas” e “A Casa da Mãe Joana”. Já em “Amigos Imaginários”, há um reencontro com o amigo imaginário, percebido nas telas “Esconde-Esconde” e “Tata, Gelatina Azul e o Ser Imaginário”. Nelas, “o amigo é recuperado de forma poética, onírica, silenciosa e profunda pelo artista. São pinturas que têm o poder de nos intrigar e fascinar, recuperando nossa própria história que é individual, mas também coletiva”, finaliza Renata Rocco.
GLMRM mostra alguns cliques de quem esteve por lá:
É um artista nascido em Avaré, SP. Foi fortemente influenciado pelas histórias em quadrinhos nacionais dos anos 80. Começou a desenhar aos 9 anos e desde então, aprimorou suas técnicas de desenho, pintura e escultura. Autodidata, Edu apresenta diversos elementos da arte intuitiva, principalmente pela criação de situações oníricas. Já transitou entre o surrealismo pop, realismo fantástico e hiper-realismo com pitadas lisérgicas.
Renata Rocco tem pós-doutorado pelo MAC USP (2023), Doutorado e Mestrado pelo PGEHA USP (2018; 2013). É curadora, pesquisadora e autora de artigos sobre arte no Brasil. Trabalha atualmente no acervo dos Palácios do Governo.
A Kovak & Vieira é uma galeria de Arte Contemporânea fundada no começo de 2023 por Mariana Vieira. Focando na acessibilidade e pluralidade, a galeria vem realizando exposições individuais e coletivas com diferentes linguagens e suportes. A conceituação da Kovak & Vieira parte de longas reflexões acerca do que representa a arte para todos nós e sua potência transformadora. A ideia de que a arte se comunica e serve como tratamento para aquilo que todos temos em comum: a alma. É com tais diretrizes que a galeria mantém uma característica observadora e incentivadora do mundo afora, reconhecendo o que há de novo em talentos artísticos.
O Espaço Cultural Alma da Rua (ECAR) é um centro gerador e articulador de arte urbana. Ele fomenta diversos tipos de manifestações culturais e atividades, através da reflexão, formação, produção e a história da arte presente nas ruas. Sua programação diversificada inclui oficinas, palestras, shows acústicos e intimistas, debates, projeções de vídeos, rodas de conversa; além de eventos, como saraus e exposições com live painting de artistas convidados. O ‘ECAR’ também dispõe de um serviço de visita acompanhada pelo Beco do Batman, onde são transmitidos conhecimentos sobre os grafites e artistas ali expostos.
Fotos: Denise Andrade