A galeria Nara Roesler apresenta “Habitar Juntos”, a primeira exposição individual de Carlos Bunga, originário de Porto, Portugal. Combinando trabalhos recentes realizados no Brasil e instalações inéditas, a mostra é acompanhada por um texto de Ivo Mesquita.
Bunga, cuja produção artística há mais de duas décadas gira em torno da pintura expandida, explora as conexões entre arquitetura, instalação, vídeo e performance. Desde o início de sua carreira, Bunga tem investigado a arquitetura e o conceito de lar, entendendo a casa como mais do que um espaço físico, mas sim um ambiente onde relações humanas e subjetividades se entrelaçam.
Um aspecto marcante de sua prática é o uso de materiais transitórios e efêmeros, como papelão e fita adesiva, que o artista emprega para criar espaços híbridos e mutáveis. Na exposição, duas obras destacam-se: uma na vitrine, composta por estruturas arquitetônicas de papelão, e outra que remete à perda de territórios geográficos e sociais, assemelhando-se à instalação “Occupy”, apresentada em Toronto em 2020.
Mesmo em suas obras participativas, Bunga mantém a presença do elemento pictórico, evidenciando que a pintura permeia toda a sua produção artística. Recentemente, o artista tem explorado sobreposições de embalagens, cera de abelha e materiais locais em suas obras, ressaltando a importância das cores vibrantes e craqueladas, que evocam a transitoriedade da natureza e da experiência humana.
Em suma, “Habitar Juntos” oferece ao público a oportunidade de mergulhar no universo multifacetado de Carlos Bunga, onde a pintura, a arquitetura e a experiência sensorial se entrelaçam para criar um diálogo provocativo sobre o mundo que habitamos juntos.
GLMRM mostra alguns cliques de quem passou pela abertura da exposição que aconteceu no dia 23, sexta-feira:
Fotos: Denise Andrade
Serviço
Carlos Bunga – “Habitar Juntos”
Nara Roesler São Paulo – Avenida Europa, 655
Abertura: 24 de fevereiro, 11h–15h
Exposição: 24 de fevereiro–20 de abril, 2024
seg–sex 10h–19h – sab, 11h–15h