Festival do Rio 2024 celebra os vencedores com destaque para os Filmes ‘Malu’ e ‘Baby’

A noite de premiação do Festival do Rio 2024, realizada no último domingo (13) no Cine Odeon, na Cinelândia, celebrou o cinema brasileiro em grande estilo. Com a presença de atores e convidados especiais, o evento premiou 26 categorias, destacando as produções “Malu”, de Pedro Freire, e “Baby”, de Marcelo Caetano, que foram agraciadas com quatro prêmios cada uma, incluindo as cobiçadas categorias de Melhor Longa-Metragem de Ficção.

A cerimônia, conduzida pelos atores Juan Paiva e Fabiula Nascimento, reuniu personalidades como Carol Duarte, Bruna Linzmeyer e a influenciadora Jade Picon, e marcou o encerramento da 26ª edição do festival, que apresentou centenas de filmes ao longo de mais de dez dias.

Entre os grandes destaques da noite, “Malu” recebeu o prêmio de Melhor Atriz para Yara de Novaes e Melhor Roteiro para Pedro Freire. O filme narra a trajetória da atriz Malu Rocha, mãe do diretor. “Esse prêmio é pela Malu Rocha, para ela e por causa dela”, declarou Yara emocionada.

Já “Baby” consagrou João Pedro Mariano como Melhor Ator em sua estreia no cinema. Emocionado, ele dedicou o prêmio à mãe, que o incentivou a seguir sua paixão pelo teatro. “Ela é faxineira e me colocou no teatro desde os meus onze anos. Venho de uma cidade muito pequena, então viver isso é um sonho”, revelou o jovem ator.

Além disso, o prêmio de Melhor Direção de Ficção foi concedido a Luciano Vidigal, por “Kasa Branca”, enquanto o Prêmio Felix, dedicado a produções com temática LGBTQIAPN+, contemplou “A Bela de Gaza”, de Yolande Zauberman.

A diretora geral do festival, Ilda Santiago, destacou a importância de promover o cinema nacional: “O Festival do Rio é feito para o cinema brasileiro e para o público. Queremos converter todos ao cinema, fazendo salas cheias o ano inteiro.”

GLMRM mostra alguns cliques:

Confira abaixo a lista completa dos vencedores.

Première Brasil

Competição Novos Rumos

Prêmio Felix

O Festival do Rio 2024 reafirma sua importância ao impulsionar e reconhecer a diversidade do audiovisual brasileiro.

 

Fotos: Cláudio Andrade

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