A exposição “Fullgás – artes visuais e anos 1980 no Brasil”, inaugurada no último dia 2 de outubro no CCBB Rio de Janeiro, trouxe à tona a efervescência criativa daquela década, apresentando mais de 300 obras de 200 artistas de diferentes regiões do país. A pré-abertura, que aconteceu no dia 1º (terça-feira), deu início às comemorações dos 35 anos do CCBB RJ e ganhou ainda mais destaque com o show de Marina Lima, criando uma atmosfera nostálgica e celebratória da cultura oitentista.
“Fullgás”, assim como a música de Marina Lima, deseja que o público tenha contato com uma geração que depositou muito de sua energia existencial não apenas no fazer arte, mas também em novos projetos de país e cidadania. Uma geração que, nesse percurso, foi da intensidade à consciência da efemeridade das coisas, da vida”, afirmam os curadores.
Com curadoria de Raphael Fonseca, Amanda Tavares e Tálisson Melo, a mostra explora as transformações culturais entre 1978 e 1993, expandindo o olhar para além dos limites tradicionais da década. Elementos como capas de discos, revistas e objetos marcantes do período dialogam com as obras, formando um retrato visual amplo e envolvente da época.
GLMRM mostra alguns cliques da abertura:
A exposição é dividida em cinco núcleos temáticos, inspirados em músicas dos anos 1980: “Que país é este” reflete sobre o fim da ditadura e a redemocratização; “Beat acelerado” explora a efervescência das cores e emoções; “Diversões eletrônicas” aborda a influência das novas tecnologias; “Pássaros na garganta” trata de questões ecológicas e indígenas; e “O tempo não para” reflete sobre a passagem do tempo. A mostra segue em cartaz até o dia 27 de janeiro de 2025.
Serviço: Fullgás – artes visuais e anos 1980 no Brasil
2 de outubro de 2024 a 27 de janeiro de 2025
Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – 1º andar – Centro – Rio de Janeiro – RJ
Informações: (21) 3808.2020 | ccbbrio@bb.com.br
Funcionamento: De quarta a segunda, das 9h às 20h. Fechado às terças-feiras.
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuitaIngressos disponíveis na bilheteria física ou pelo site do CCBB
Fotos sociais: Cristina Granato