Eriberto Leão está prestes a estrear na novela “Além da Ilusão”, no dia 7 de fevereiro. Na trama, ele será Leônidas Lobato, um homem prestativo mas de origem misteriosa: “É um outsider, um homem que pegou a estrada, é sozinho no mundo, e está sempre pronto para ajudar”, explica Eriberto, que também comenta quem foi a sua inspiração para o papel: “Eu me inspirei no Eduardo Marinho, que é uma figura maravilhosa, um artista plástico. Ele abandonou o sistema e foi morar na rua, e é um grande filósofo, não considerado pela academia, mas é um grande filósofo, extremamente sábio, inteligentíssimo”, conta o ator.
Quem é Eduardo Marinho?
Nascido em 1960 no Espírito Santo, Eduardo Marinho é artista plástico e ficou conhecido por sua busca pelo sentido da vida, que fez com que saísse de casa ainda jovem, largasse a faculdade e fosse morar na rua, experiência que é refletida em seu trabalho como artista: “Dizem que agi por coragem, mas eu fui pra rua pelo medo. O medo de viver uma vida sem sentido”, afirma Marinho em uma postagem no Instagram.
A jornada de Eduardo Marinho já foi tema de dois documentários: “Observar e Aprender” (2016) e “Eduardo Marinho – Via Celestina” (2019), para quem quiser saber mais.
Além da Ilusão
“Além da Ilusão” é ambientada entre os anos 1930 e 1940, e Eriberto explica como define seu personagem: “Leônidas é um homem misterioso, ninguém sabe de onde ele veio ou o passado dele, e ele tem determinadas habilidades que aumentam ainda mais esse mistério. A principal é a de enxergar além, e vai ajudar muito a família do doutor Matias (Antonio Calloni). Eu diria que o Leônidas é um cavaleiro solitário, é um outsider, um homem que pegou a estrada, é sozinho no mundo e está sempre pronto para ajudar”, afirma.
Na novela, ele vai se apaixonar por Heloísa (Paloma Duarte), personagem que carrega uma grande mágoa do passado, quando seu pai, Afonso Camargo (Lima Duarte), a obrigou a entregar sua filha recém-nascida para a adoção. “A relação do Leônidas com a Heloísa é um encontro de almas que até certo ponto da história não vai se realizar de maneira nenhuma. É uma linda história de amor”, acrescenta.
Além da Ilusão’ é criada e escrita por Alessandra Poggi, com direção artística de Luiz Henrique Rios. A obra é escrita com Adriana Chevalier, Letícia Mey, Flávio Marinho e Rita Lemgruber. A direção geral de Luís Felipe Sá e direção de Tande Bressane, Jeferson De e Joana Clark. A produção é de Mauricio Quaresma e a direção de gênero é de José Luiz Villamarim.