Eriberto Leão
Foto: Globo/Paulo Belote

Eriberto Leão conta quem é o filósofo conhecido como “pensador das ruas” que inspirou papel em novela

0 Compartilhamentos
0
0
0
0
0

Eriberto Leão está prestes a estrear na novela “Além da Ilusão”, no dia 7 de fevereiro. Na trama, ele será Leônidas Lobato, um homem prestativo mas de origem misteriosa: “É um outsider, um homem que pegou a estrada, é sozinho no mundo, e está sempre pronto para ajudar”, explica Eriberto, que também comenta quem foi a sua inspiração para o papel: “Eu me inspirei no Eduardo Marinho, que é uma figura maravilhosa, um artista plástico. Ele abandonou o sistema e foi morar na rua, e é um grande filósofo, não considerado pela academia, mas é um grande filósofo, extremamente sábio, inteligentíssimo”, conta o ator.

Quem é Eduardo Marinho?

Nascido em 1960 no Espírito Santo, Eduardo Marinho é artista plástico e ficou conhecido por sua busca pelo sentido da vida, que fez com que saísse de casa ainda jovem, largasse a faculdade e fosse morar na rua, experiência que é refletida em seu trabalho como artista: “Dizem que agi por coragem, mas eu fui pra rua pelo medo. O medo de viver uma vida sem sentido”, afirma Marinho em uma postagem no Instagram.

A jornada de Eduardo Marinho já foi tema de dois documentários: “Observar e Aprender” (2016) e “Eduardo Marinho – Via Celestina” (2019), para quem quiser saber mais.

Além da Ilusão

“Além da Ilusão” é ambientada entre os anos 1930 e 1940, e Eriberto explica como define seu personagem: “Leônidas é um homem misterioso, ninguém sabe de onde ele veio ou o passado dele, e ele tem determinadas habilidades que aumentam ainda mais esse mistério. A principal é a de enxergar além, e vai ajudar muito a família do doutor Matias (Antonio Calloni). Eu diria que o Leônidas é um cavaleiro solitário, é um outsider, um homem que pegou a estrada, é sozinho no mundo e está sempre pronto para ajudar”, afirma.

Leônidas ( Eriberto Leão ) e Heloísa ( Paloma Duarte ) Foto: Globo/Paulo Belote

Na novela, ele vai se apaixonar por Heloísa (Paloma Duarte), personagem que carrega uma grande mágoa do passado, quando seu pai, Afonso Camargo (Lima Duarte), a obrigou a entregar sua filha recém-nascida para a adoção. “A relação do Leônidas com a Heloísa é um encontro de almas que até certo ponto da história não vai se realizar de maneira nenhuma. É uma linda história de amor”, acrescenta.

Além da Ilusão’ é criada e escrita por Alessandra Poggi, com direção artística de Luiz Henrique Rios. A obra é escrita com Adriana Chevalier, Letícia Mey, Flávio Marinho e Rita Lemgruber. A direção geral de Luís Felipe Sá e direção de Tande Bressane, Jeferson De e Joana Clark. A produção é de Mauricio Quaresma e a direção de gênero é de José Luiz Villamarim.

Você também pode gostar