Manoel Soares inaugura casa de cultura inclusiva: ‘Para todos os manos e manas, ali todo mundo é rei’

Foto: Pedro Dimitrow

Por mais que o nome de Manoel Soares tenha ficado em evidência nas últimas semanas devido aos rumores de sua saída do comando do “Encontro”, da TV Globo, o apresentador tem motivos para comemorar. Ele conseguiu tirar do papel um sonho antigo ao inaugurar a casa de cultura Mano Rei, em São Paulo, com foco na fomentação da cultura afro por meio de shows, exposições e outros.

O projeto foi idealizado há alguns anos não só pela vontade de criar um espaço que abraçasse o coletivo, mas por sempre tratar de temas relacionados à cultura afro e neurodiverso, já que dois de seus filhos são autistas. A casa abrigará desde apresentações de stand up comedy até boas rodas de samba, e promete ser um refúgio para que o público se sinta em casa.

“As pessoas negras, as pessoas da periferia, são tratadas de uma maneira que dói. Todos temos que ser reis em nossos reinos particulares. O que me inspirou a criar a casa foi exatamente a necessidade de termos um espaço coletivo, onde todos possam transitar e celebrar as diferenças. A diversidade tem que conversar com a mesma naturalidade”, contou ele ao GLMRM.

Segundo Manoel, a ideia segue o propósito de democratização, trazendo públicos deixados à margem, como quilombolas, afros e indígenas, bem como ter um espaço onde não é autorizado posturas e olhares que fazem o outro se sentir mal. “Isso faz toda a diferença. Por exemplo, na casa temos um espaço de barbearia focada em neurodiversidade. Pessoas com autismo, síndrome de down, TDAH irão trabalhar lá”.

“É um espaço que pode ser tudo, como a vida pede, seja de pessoas, de sabores, de programação. É para todos os manos e manas. Ali todo mundo é rei!”, finaliza Manoel.

Mano Rei
Onde: Rua Lagoa Branca, 177, Jardim Umarizal
Hamburgueria de terça a sábado, das 18h às 2h
Barbearia/tattoo de terça a sábado, das 9h às 18h
Eventos de quinta a sábado, das 18 às 2h

Sair da versão mobile