Em turnê com Nando Reis, Pitty vê renovação com mulheres no rock: ‘Billie Eilish tem postura rock’n’rol’

Foto: Divulgação/ Otavio Sousa

O rock não morreu e inclusive passa muito bem. Quem garante é Pitty, uma das principais representantes do gênero que surgiu no final do anos 40, conquistou uma legião de fãs e vem passando por transformações constantes nos últimos anos.

GLMRM aproveitou esse 13 de julho, Dia Mundial do Rock, para bater um papo com a cantora e apresentadora, que está em turnê com Nando Reis, sobre o momento atual do rock.

“Está acontecendo um movimento de bandas novas, especialmente com mulheres, tipo ‘Nova Twins’. A própria Olívia Rodrigo, que é mais do pop, tem uma banda super rock n’roll, inclusive são mulheres tocando”, diz Pitty.

Para a cantora, o rock tem muito a ver com estilo e postura também. “Billie Eilish, por exemplo, tem uma postura totalmente rock’n’roll num som que é pesado, mas ao mesmo tempo é bastante eletrônico”, comenta.

Com origens no hardcore, no qual iniciou sua trajetória à frente da banda “Inkoma”, Pitty também diz ter adaptado seu som desde que estourou como um dos principais nomes da cena rock nos anos 2000. Nos últimos anos, a cantora se reinventou com novas parcerias e acredita que o mesmo está acontecendo com o ritmo.

“O gênero se adaptou e se moldou completamente, mas mais do que algo caricato, o rock vem realmente sendo compreendido no tempo de agora. Ele vem ao encontro dessa sensação, essa vontade que as pessoas têm de se manifestar através das letras e da estética de rock”, afirma.

Divulgação

Duas gerações na estrada

Boa parte dessas mudanças pelas quais passou na carreira estão presentes na nova turnê que a cantora estreou esse ano. “As Suas, As Minhas e As Nossas” é projeto em conjunto com o ex-Titãs Nando Reis que, como o nome sugere, traz uma mescla de músicas de cada um, com novos arranjos, repassando décadas de sucessos mais e menos pesados dos dois artistas.

Em junho, a dupla subiu no palco do “Festival João Rock”, em Ribeirão Preto (SP), dando um amostra do que serão os shows que rodarão o Brasil a partir de agosto. “A estreia foi super emocionante e foi apenas a primeira montagem desse show”, comemora.

“Ainda estamos aumentando o repertório, mas é muito bom ver a repercussão que estamos tendo. Estamos abrindo muitas datas, muitas cidades querendo ver, a agenda está ficando bem cheia”, diz a cantora, mostrando que, sim, o rock está mais vivo do que nunca.

Confira a agenda dos próximos shows da turnê.

Sair da versão mobile