Elza Soares morre aos 91 anos, data que coincide com o falecimento de Garrincha, seu ex-marido

Foto: Pedro Dimitrow

Elza Soares, artista e mulher extraordinárias, morreu na tarde desta quinta-feira, aos 91 anos, no Rio de Janeiro. O comunicado enviado pela assessoria de imprensa da cantora afirma: “É com muita tristeza e pesar que informamos o falecimento da cantora e compositora Elza Soares, aos 91 anos, às 15 horas e 45 minutos em sua casa, no Rio de Janeiro, por causas naturais”.

E por coincidência do destino, a morte de Elza acontece na mesma data do falecimento de Mané Garrincha, que foi casado com a cantora entre os anos de 1966 e 1982. O jogador de futebol foi o segundo marido da cantora, que se viu obrigada a casar pela primeira vez aos 12 anos de idade a mando do pai.

Foto: Pedro Dimitrow

Elza e Garrincha se conheceram em 1962, se tornaram amantes e só em 1966 oficializaram a união. O relacionamento entre eles era bastante conturbado. Garrincha era alcoolatra e ela sofreu de violência doméstica durante o casamento com o jogador, que acabou por conta de traições cometidas por ele, além dos problemas com bebida e as brigas constantes. Um ano depois, o craque faleceu devido a cirrose hepática, era 20 de janeiro de 1983. Juntos, eles tiveram um filho, Garrinchinha, que morreu em um acidente automobilístico com apenas nove anos de idade.

A história de vida de Elza foi marcada por grandes tragédias, que ela superou ao longo da vida com a ajuda da arte e da música. Em entrevista e ensaio exclusivos para a revista PODER, em 2020, ela falou sobre ser voz da negritude, do feminismo e do povo: “Vou seguir gritando de todas as maneiras porque hoje o silêncio me incomoda. Como dizia Martin Luther King, o ‘silêncio dos bons’”, conta. “Eu vejo o Brasil calado, aceitando o que não pode ser aceito. Quero ver as pessoas de novo nas ruas clamando por justiça.” Para conferir a entrevista completa, clique aqui.

GLMRM será eternamente fã de Elza Soares.

Foto: Pedro Dimitrow
Sair da versão mobile