A DJ e produtora Ella De Vuono é uma das atrações confirmadas para o Rock in Rio deste ano no dia em que o mega festival apresenta, pela primeira vez na história, uma data especial (11.09) apenas com artistas mulheres, entre elas: Dua Lipa, Macy Gray, Ivete Sangalo e Ludmilla.
A confirmação de Ella no RIR veio bem na hora em que a artista se prepara para dar voz à luta pela inserção de um número maior de artistas mulheres nos line-ups de eventos e festivais, Atualmente, a média mundial é 80% homens e 20% mulheres; e no Brasil, esse percentual é ainda menor.
Ella é responsável pelo vídeo do “SOMUS”, movimento que conta com participações de 65 DJs e produtoras e que tem o objetivo de mostrar a capacidade e a destreza feminina no circuito da música eletrônica.
Ella se considera uma “drag sapatão” e diz que é preciso também ter mais espaço para os grandes artistas negros e LGBTQIA+. Mas “estar presente no Rock In Rio em um dia tão épico é o primeiro grande passo de um longo caminho em busca da equidade e fazer parte do momento, que é um marco ainda maior para quem levanta essa bandeira, é algo de tamanha magnitude”.
Quando recebeu o convite para se apresentar no festival, Ella ressalta que teve a honra de ouvir: “te escolhemos para esse momento, pois sabemos que é importante para você, já que a equidade de gêneros é uma de suas principais bandeiras.”
Ella é mais que uma artista. O que essa DJ e produtora tem representado nos palcos vai muito além de uma apresentação musical bem produzida. O jeito como se manifesta, com pinturas corporais e letras carregadas de mensagens, chama a atenção e surte efeito. Autêntica, performática e ousada, Ella quer sim ver a mudança no mundo e manda o recado de forma direta e reta.
Sua música “Assédio”, lançada em 2020, com vocais da youtuber Jout Jout, é considerada, por muitos, um hino; os trechos trazem letras como “E há anos, os rapazes continuam chegando na gente através de mão na cintura”, “lésbicas não se beijam para justificar o porquê delas não te beijarem” e “aí você forçou a barra, a menina falou não”…
Na pista, Ella De Vuono foge de rótulos e entrega aquilo que sabe fazer de melhor: a arte da discotecagem, seja com seus quatro decks ou deslizando as mãos pelos toca-discos. Com 10 anos de carreira profissional, ficou conhecida por aliar repertório, feeling, técnica avançada e sets versáteis em suas apresentações, onde transita com naturalidade entre sonoridades que vão além de um único estilo: tem House, Disco, Techno, Breakbeat, Synth Pop, Electro e espaço para o que mais estiver afim de tocar.
Artista de várias facetas, Ella também encabeça um time feminino na Diversall Music, gravadora independente e editora musical focada na diversidade como um todo, tanto na estética quanto na sonoridade. A proposta é cuidar dos lançamentos de artistas emergentes, de forma profissional.