Elisa Stecca lança, em agosto, seu terceiro livro. De título “Improvável”, a obra apresenta cerca de 100 fotos de trabalhos da carreira da artista, com destaque para as produções realizadas nos últimos cinco anos.
O trabalho de Elisa Stecca transpassa as fronteiras da arte institucional e explora diversos meios de expressão que vão da moda à joalheria, da escrita à gastronomia. A exposição “Silencio”, recorde de visitação no Museu de Arte Sacra de São Paulo e “Garimpo”, que reflete sobre o garimpo ilegal no Brasil e a violência contra os povos originários, são ótimos exemplos do sucesso da artista.
“Gosto de pensar na realidade objetiva e na subjetiva, do ponto de vista pessoal, na possibilidade de transformar nossas pedras em ouro,” disse Elisa Stecca no material de divulgação da produção. “Quando uso a expressão ‘nossas pedras’, falo das nossas mazelas, dificuldades, sombras que, por meio de muita disciplina, quando expostas à luz, revelam o nosso ouro, o nosso melhor, o nosso precioso”, completou.
O livro passará por uma maratona cultural de lançamento, começando no dia 6 de agosto com uma tarde de bate-papo e autógrafos com a autora na icônica biblioteca Mário de Andrade, no centro de São Paulo, onde a exposição ficará até o dia 7 de setembro, com entrada gratuita.
Depois disso, a obra será tema de exposição no MACS e ArtRio, no Rio de Janeiro, e na Galeria Lemos de Sá, em Belo Horizonte.
Artista e designer renomada
Elisa Stecca estudou joalheria com Nelson Alvim, estilo com Marie Rucki, do Studio Berçot, em Paris, e técnicas variadas em vidro na Pilchuck Glass School, em Seattle. Ela participou, inclusive, de várias mostras em museus e galerias nacionais e internacionais.
Em 1993, abriu a Elisa Stecca Design, focada na elaboração de projetos e peças de joias e objetos de design. A artista ainda apresentou suas coleções em desfiles da Semana de Moda, Casa de Criadores, Phytoervas Fashion e no Crossing Fashion em Graz, Áustria.
Em 2011, lançou o livro “Hoje é o Dia Mais Feliz da Sua Vida” e, em 2019, o livro em formato de caixinha, “Pergunte ao Oráculo”.