Do ‘você é burro, cara’ a beijaço em Tatá Werneck: relembre momentos inusitados nos 80 anos de Caetano Veloso

Foto: Fernando Young

É sempre tempo de celebrar a vida e a obra de um dos maiores artistas da música brasileira de todos os tempos. Mas neste domingo (07), dia em que Caetano Veloso completa 80 anos, GLMRM relembra a personalidade além do artista.

É que não bastasse as inúmeras músicas, os livros e colunas de jornal que escreveu, tudo que Caetano faz é notícia – e nós podemos provar! Um dos pais da Tropicália, que continua mais ativo do que nunca, Cae não se furta de comentar os mais diversos assuntos e, “tímido espalhafatoso” que é, ri de si mesmo sempre vira meme, seja estacionando um carro no Leblon ou posando bem à vontade de cueca. Vem relembrar cinco momentos em que Caetano viralizou!

Em 1978, Caetano participou do antigo ” Vox Populi”, da TV Cultura, e se desentendeu com o jornalista Geraldo Mayrink. “Você é burro cara! Que loucura… Como você é burro, que coisa absurda. Isso aí que você disse é tudo burrice. Não consigo gravar tudo que você falou porque você fala de uma forma absurda”, disse. A reação enfurecida virou meme e até figurinha. Recentemente, no “Roda Viva” também da Cultura, Caetano disse ter encontrado com o filho de Mayrink e explicado sua reação transtornada.

https://youtu.be/1emgUdD3_pE

Caetano participou do filme “Fale com Ela”, do espanhol Pedro Almodóvar, cantando “Cucurrucucú Paloma”. A presença do cantor baiano no filme, interpretando a si mesmo, foi em uma espécie de sarau caseiro e é exibido em uma das cenas do longa de 2002.

Em 2009, enquanto cantava a música “Força Estranha” durante uma apresentação em Brasília, Caetano Veloso se desequilibrou e caiu do palco. A cena preocupou quem viu os vídeos que se espalharam pelas redes. Felizmente, o cantor ficou em um vão entre o palco e a plateia, mas teve apenas ferimentos leves.

Em 2004, Caetano foi chamado pela MTV para comandar um dos musicais do VMB (Video Music Brasil). Mas a participação virou um “desastre” e, hoje, é um dos memes atemporais do cantor. Ao vivo, Cae deu uma bronca ao perceber que seu microfone não estava funcionando. Irritado e sem pensar duas vezes, disparou: “Pessoal da MTV, vergonha na cara! Vamos começar de novo e bota essa p*rra para funcionar direito para a gente cantar certo!”.

No “Conversa com Bial” de 2019, Maria Bethânia relembrou um momento ao lado do irmão Caetano Veloso. Durante uma conversa onde ela falava que não queria ir à missa, ele “revelou” que era… Deus. “Eu tinha que ir para a missa aos domingos e um dia eu disse: ‘Não gosto de ir sempre, às vezes acho lindo, mas às vezes não tenho vontade de ir, mas eu tenho que ir’. Ele me perguntou o motivo e eu disse: ‘Vou porque Deus disse pra gente ir, e a gente vai. Foi o que aprendi no convento'”, contou.

Sem pensar duas vezes, Caetano disse que, na verdade, ele era Deus: “Mas Deus sou eu. Você não precisa ir não, Deus sou eu’. Foi muito forte isso e ele me dava muita coragem e era um baita parceiro”, contou Bethânia, entre gargalhadas.

Foto: Reprodução/Instagram/Paula Lavigne

A foto ao lado de Carla Perez e Xanddy num camarim, em que aparece de cueca e meias, foi um dos momentos que ganhou a internet. O registro foi feito na Suíça, nos bastidores da turnê “Dois Amigos, Um Século de Música”, que Caetano fez com Gilberto Gil.

Há 11 anos, o fato do Caetano Veloso ter estacionado o carro no Leblon virou notícia – e, consequentemente, é um dos memes sobre o cantor lembrado anualmente até hoje. Em 10 de março de 2021, quando o flagrante completou uma década, Cae aproveitou para recriar o momento junto com o pessoal do canal “Porta dos Fundos”. “10 anos de um ‘momento histórico’, uma década que estacionei o carro no Leblon”, escreveu na legenda da publicação no TikTok.

@caetano_veloso 10 anos de um “momento histórico”, uma década que estacionei o carro no Leblon! ?? @portadosfundos #humor #humorbr ♬ som original – CAETANO VELOSO

Tatá Werneck não escondeu o nervosismo ao entrevistar o ídolo Caetano pela primeira vez em 2018, no “Lady Night”. Mas a timidez durou pouco. Aos 76 anos, Cae fez flexão no palco e entrou nas brincadeiras da humorista. O carinho entre os dois foi tanto que rolou um clima que termonu em “beijaço” — diga-se de passagem digno de novela das 9.

Sair da versão mobile