Escolhido pela Academia Brasileira de Cinema como representante brasileiro para concorrer na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2023, “Marte Um” ganhará a partir desta sexta (23) um reforço da campanha “corpo a corpo” nos EUA, que será capitaneada pelo diretor Gabriel Martins.
Em seu primeiro filme solo nos cinemas, Gabriel embarcará para o país junto com integrantes da produtora Filmes de Plástico e da Universo Produção. Batizada “De Minas para o Mundo”, a campanha quer impulsionar o longa, que narra, de forma delicada, o cotidiano de uma família negra na periferia de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. O último filme brasileiro a concorrer a um Oscar de Filme Internacional foi “Central do Brasil”, em 1998..
“Marte Um” fez sua estreia em janeiro no Festival de Sundance e acumula participações em 45 festivais internacionais e brasileiros. Após a escolha para representar o Brasil no Oscar, o filme viu um crescimento de 200% no público e segue em cartaz em 69 salas pelo país.
O longa foi produzido pela Filmes de Plástico, fundada por Gabriel Martins e dois sócios em 2009 a partir de um edital federal de ação afirmativa. Com traços biográficos, “Marte Um” foi rodado no final de 2018 nas cidades de Contagem, Belo Horizonte e Nova Lima, em Minas Gerais, a um custo de R$ 1,2 milhão.
Até o momento, segundo a Universo Produção, também responsável pelos festivais de cinema de Belo Horizonte e Tiradentes, 45 países inscreveram seus candidatos. Em 2022 foram 92 filmes inscritos. Uma lista de 15 pré-finalistas da categoria filme internacional será divulgada em 21 de dezembro. Em 24 de janeiro, os cinco finalistas serão anunciados. A 95º edição do Oscar acontece no dia 12 de março de 2023 em Los Angeles.