Sean “Diddy” Combs, rapper e magnata do hip-hop, foi preso no dia 17 de setembro. Sua detenção marca um dos escândalos mais significativos da indústria musical, com a “Time” o descrevendo como o “homem mais onipresente do hip-hop”. Combs é conhecido por ter “descoberto” artistas como Usher e Notorious B.I.G. e é dono do selo Bad Boy Records.
As Acusações
Após uma longa investigação, Combs foi acusado pela Promotoria de Nova York de:
- Tráfico sexual
- Associação ilícita
- Promoção da prostituição
De acordo com os documentos da acusação, “durante “décadas”, Sean Combs “abusou, ameaçou e coagiu mulheres e outras pessoas ao seu redor para satisfazer seus desejos sexuais, proteger sua reputação e ocultar suas ações”. Atualmente, Combs aguarda julgamento e, se condenado, pode enfrentar prisão perpétua.
Nomes citados no caso
Cassie Ventura
A cantora e ex-namorada de Diddy, que começou a namorar o rapper quando tinha 19 anos, o acusou formalmente de agressão sexual em 2023. Além disso, um vídeo de uma agressão foi divulgado em maio de 2024, e as denúncias de Cassie levaram a novas investigações.
Cuba Gooding Jr.
O ator foi citado em um processo movido por Rodney “Lil Rod” Jones, ex-produtor de Combs, que alegou ter sido assediado e ameaçado pelo rapper. Jones também acusou Gooding de assédio em um iate em 2023. Na época, Diddy teria falado para Jones e Gooding se conhecerem melhor e os deixou sozinhos. Após isso, Cuba Gooding Jr. teria assediado e agredido o ex-produtor.
Yung Miami
A rapper e ex-namorada de Diddy foi um dos nomes que apareceu no depoimento de Jones. Ele alegou ela e outras mulheres“recebiam uma taxa mensal para trabalhar como profissionais do sexo do Sr. Combs”. Além disso, ela também teria alugado um avião para levar drogas para o rapper.
Outros famosos
Enquanto isso, o processo também inclui uma lista de co-réus que envolve o presidente-executivo do Universal Music Group, Lucian Charles Grainge, UMG, o ex-executivo da Motown Records, Habtemariam e Motown Records, Love Records, Combs Global Enterprises, ABC Corporations, a chefe de gabinete de Diddy, Kristina “KK” Khorrame e até o príncipe Harry, citado como exemplo das conexões de Diddy, embora não haja alegações contra ele.
“O Sr. Combs era conhecido por dar as ‘melhores’ festas. A afiliação e/ou patrocínio das festas de tráfico sexual do Sr. Combs garantiam legitimidade e acesso a celebridades como atletas famosos, figuras políticas, artistas, músicos e dignitários internacionais como a realeza britânica, o príncipe Harry”, afirmou o texto.
Relações de Diddy
Diddy tem um histórico de relações com várias celebridades:
Jennifer Lopez
O casal teve um relacionamento entre 1999 a 2001 e que sofreu assédio da mídia, especialmente após um tiroteio em uma boate em 2001. Recentemente, uma mulher acusou Diddy de tê-la drogado e estuprado em 2001.
Entretanto, Jennifer Lopez não se pronunciou sobre as denúncias contra o rapper.
50 Cent
O rapper tem uma rivalidade pública com Diddy, tendo criticado suas ligações com a morte de Notorious B.I.G. e Tupac. Ele planeja produzir um documentário sobre as alegações contra Combs intitulado “Diddy Do It?”.
Jay-Z
Jay-Z é amigo de longa data de Diddy. Entretanto, ele não se manifestou sobre as recentes acusações. Isso fez artistas como 50 Cent e Nicky Minaj o criticarem nas redes sociais. “Queremos saber se você estava presente durante o abuso de adolescentes e crianças. É isso que queremos saber. Eles precisam manter a conversa em mim para que ninguém pergunte sobre essas acusações contra o melhor amigo deles”, de acordo com Nicki Minaj, que já trabalhou com Diddy e Jay-Z.
Naomi Campbell
De acordo com o G1, a supermodelo é amiga de Diddy e já até organizou uma festa de aniversário do rapper em novembro de 2023. Após as acusações de Cassie Ventura, a famosa retirou fotos e publicações em que estava com o cantor de suas redes sociais. No entanto, ela não comentou sobre a polêmica.
Usher
Diddy foi mentor de Usher nos anos 90. Na época que Combs descobriu o cantor, o artista tinha somente 13 anos. Após isso, ele morou com o produtor durante um ano. Além disso, em 2004, durante uma entrevista, Usher afirmou à “Rolling Stone” que Diddy o mostrou “coisas doidas” e “declaradamente sexuais”. “Havia sempre mulheres. Você abria porta e havia alguém fazendo sexo, ou várias pessoas tendo uma orgia. Você nunca sabia o que ia acontecer”.
Apesar disso, Usher não se pronunciou sobre o caso atual.