Nesta quarta-feira (16), o mundo perdeu um de seus arquitetos e designers mais importantes: Fernando Campana, irmão de Humberto Campana, morreu em São Paulo, aos 61 anos. A notícia foi compartilhada pelo Instagram do Estúdio Campana e a causa da morte não foi divulgada.
Com 35 anos de carreira, Fernando e Humberto Campana são precursores na utilização de matérias-primas descartáveis ou de pouco valor e em transformá-las em peças que são objetos de desejo. As obras chegaram a ser expostas em importantes instituições culturais do planeta como o MoMa, em Nova York, o Centro Pompidou, em Paris, o Design Museum, em Londres, o Museu de Arte Contemporânea, em Tóquio, e o Museu de Arte Moderna, em São Paulo.
Para homenagear Fernando Campana, GLMRM selecionou cinco peças icônicas para entender a obra da dupla; confira:
1. Cadeira Cartoon
A cadeira Cartoon, criada em 2007, é composta de bonecos de pelúcia de personagens icônicos da Disney, como Mickey Mouse e Pluto. A peça remete ao mundo onírico e turbulento da infância mesclando nostalgia e ousadia na construção de novos arquétipos no design de mobiliário.
2. Cadeira Papier Mache
A cadeira Papier Mache foi concebida em 2006 como parte das explorações contínuas de materiais de Fernando e Humberto, neste caso com papelão. Encontrando o equilíbrio entre robustez e leveza com materiais sustentáveis, esta peça foi apresentada na exposição “Anticorpos” do Vitra Design Museum, em 2009.
3. Cadeira Vermelha
A cadeira Vermelha, de 1999, foi a primeira peça a impulsionar o trabalho dos irmãos Campana no exterior, pois trouxe um método inovador de construção de “preenchimento” com corda trançada. A peça marca a transição da produção de peças únicas para a produção em maior escala.
4. Cadeira Favela
A cadeira Favela, de 1991, é uma peça onde os irmãos experimentaram formas de criar móveis com soluções e materiais simples de forma espontânea, para que os gestos não se repitam, criando assim peças únicas. Em 1998, a Edra, empresa italiana de design de interiores, desenvolveu um sistema para produzir a cadeira mantendo seus princípios construtivos.
5. Poltrona Corallo
A poltrona Corallo, lançada em 2004, é conhecida por seu design etéreo e abstrato, integrando-se ao ambiente de diversas formas dependendo do nosso ponto de vista. Ela joga entre o rabisco bidimensional e o objeto tridimensional. Corallo pode ser vista em locações icônicas como o Café Campana do Musée D’Orsay, em Paris.