No último sábado, 25 de maio, a DAN Galeria Contemporânea inaugurou a exposição individual ‘Spin Machine’, do renomado artista francês Pascal Dombis. A exposição ficará em cartaz até 27 de julho de 2024.
Com curadoria de Franck James Marlot, a mostra reúne um conjunto de 37 obras, incluindo uma instalação inédita que deu nome à exposição, inspirada na icônica ‘Dream Machine’ (1959), de Brion Gysin.
Conhecido por suas formas visuais imprevisíveis e dinâmicas, Dombis desafia convenções sociais e temporais propondo uma nova visão interativa que incita reflexões sobre o futuro e a memória por meio de colagens digitais provocativas e algoritmos, combinando efeitos óticos e cinéticos em suas produções, ao mesmo tempo em que proporciona uma experiência hipnótica por meio do movimento giratório de caixotes que refletem tramas lenticulares.
A exposição ‘Spin Machine’ é uma proposta de experiências de Pascal Dombis por meio das quais ele capta os sinais de uma falência futura analisando a proliferação desmedida de sequências transpostas para suas colagens digitais, a fim de conferir, por meio de uma densidade estrutural abissal, um eco à sua própria destruição.
A instalação interativa ‘THE END OF ART IS NOT THE END’, uma das mais notáveis de Pascal, encerra a mostra convidando os espectadores a refletir sobre o futuro da arte e da sociedade. Composta por mais de 20.000 imagens retiradas de pesquisas no Google sobre ‘O fim da arte’, a obra cria uma narrativa contínua que adere à parede como uma pele, revelando o invisível através do movimento do espectador.
GLMRM mostra alguns cliques de quem esteve na abertura:
Fotos: Leda Abuhab