Cristina Suzuki celebra 20 anos de carreira com exposição na Pinacoteca de SBC

Cristina Suzuki

No último sábado, 29, a artista Cristina Suzuki recebeu convidados para a abertura da exposição “Fazer muitas coisas com uma coisa só” na Pinacoteca de São Bernardo do Campo. A mostra, que celebra as duas décadas de carreira da artista, é um recorte generoso de sua produção artística, marcada pela repetição de gestos e pela conceptualização do labor. Com curadoria de Paula Borghi, a exposição reúne cerca de 14 trabalhos, totalizando 189 peças, e segue em exibição até 4 de outubro.

Cristina Suzuki, que vive e trabalha em Santo André desde 1999, traz para a exposição uma reflexão profunda sobre os meios de produção e o capitalismo. A mostra, contemplada no edital ProAC 12/2023 e apoiada pelo Governo do Estado de São Paulo, destaca a trajetória da artista na constante descoberta de formas de exercitar sua atuação. “Esta exposição é para além de uma celebração de 20 anos de produção artística. É também para pontuar todo este tempo de construção da minha atuação como artista e agente no circuito”, comemora Cristina.

As obras expostas variam entre gravura, carimbo, fotografia, vídeo, instalação e objeto, dimensionando a força de trabalho da artista e fazendo referência à luta de classes discutida por Karl Marx e Silvia Federici. Em “Aceite”, por exemplo, a artista carimba repetidamente a palavra “aceito” em seu próprio peito, apenas para apagá-la logo em seguida, simbolizando a incansável luta contra a exploração capitalista.

Entre os destaques da mostra está o vídeo “Lugar de ser feliz não é supermercado”, produzido em 2015, que critica a competitividade do mercado de arte e questiona onde realmente reside a felicidade para o artista. Além disso, a série “Coleção de Verão para Panos de Chão” de 2016 amplia panos de chão em 40%, transformando algo ordinário em glamoroso e ressaltando a importância invisível do trabalho doméstico. Segundo a curadora Paula Borghi, “essa série alude ao trabalho periódico da limpeza, que, por mais invisibilizado que seja, é fundamental para o funcionamento de qualquer espaço”.

GLMRM mostra quem esteve na abertura:

 

 

SERVIÇO

Exposição: “Fazer muitas coisas com uma coisa só”
Curadoria: Paula Borghi
Local: Pinacoteca de São Bernardo do Campo
Endereço: Rua Kara, 105 – Jardim do Mar – São Bernardo do Campo – SP
Telefone: (11) 2630-9600
Abertura: 29 de junho de 2024, das 14h às 18h
Período expositivo: 29 de junho a 4 de outubro

Sair da versão mobile