Os vencedores do 80º Festival Internacional de Cinema de Veneza foram anunciados neste sábado (9), depois de 10 dias de programação. Entre os grandes vencedores está “Pobres Criaturas”, dirigido por Yorgos Lanthimo que recebeu o Leão de Ouro e dispara como favorito ao Oscar durante a temporada de premiações. O filme, estrelado por Emma Stone no papel de Bella Baxter, já é considerado uma versão moderna do clássico “Frankenstein”.
O segundo colocado em arrecadação de troféus foi “Evil Does Not Exist”, um enigmático drama rural dirigido pelo japonês Ryusuke Hamaguchi.
Cailee Spaeny foi considerada a melhor atriz ao interpretar a mulher de Elvis Presley no filme biográfico “Priscilla”. Peter Sarsgaard, que atuou no drama familiar “Memory”, venceu como melhor ator. O troféu de melhor roteiro foi entregue aos chilenos Guillermo Calderón e Pablo Larraín pela farsa política “O conde”.
O júri foi presidido pelo cineasta norte-americano Damien Chazelle, de “La La Land”, e trazia como membros, entre outros, os diretores Santiago Mitre, Martin McDonagh, Jane Campion e Mia Hansen-Love.
Confira a lista completa!
Prêmio Marcello Mastroianni (Melhor Jovem Ator): Seydou Sarr por “Io Capitano”
Melhor Direção: Matteo Garrone por “Io Capitano”
Melhor Roteiro: “O Conde” de Guillermo Calderón e Pablo Larraín
Melhor Ator: Peter Sarsgaard por “Memory”
Melhor Atriz: Cailee Spaeny por “Priscilla”
Prêmio Especial do Júri: “Green Border” de Agnieszka Holland
Grande Prêmio do Júri: “Evil Does Not Exist” de Ryusuke Hamaguchi
Leão de Ouro: “Pobres Criaturas” de Yorgos Lanthimos
Vale lembrar que “O Conde” será lançado na Netflix no próximo 15 de setembro. “Priscilla” estreia no Brasil em 26 de dezembro e “Pobres Criaturas” tem estreia brasileira marcada para 1º de fevereiro de 2024.