Com obras no acervo online no MoMA, Jac Leirner atribui novos significados a objetos cotidianos

Foto: Reprodução/Raimond Spekking / CC BY-SA 4.0 (via Wikimedia Commons)

Simples objetos do cotidiano que, para a maioria das pessoas, são apenas materiais de circulação, ganham outros significados nas mãos da artista plástica Jac Leirner. Desde a década de 1980, a paulistana vem ressignificando peças ligadas ao consumo, tais como dinheiro, cartões de visitas, maços de cigarros e sacolas plásticas, com suas esculturas e instalações artísticas que reelaboram cada item.

Atualmente, Leirner possui três de suas obras dentro do acervo online do MoMA (Museu de Arte Moderna, situado em Nova York, EUA). São elas: “Lung (Pulmão)”, de 1987, que consiste em duas esculturas da mesma família de obras, e “Nice To Meet You (Foi um Prazer)”, de 1997.

Em “Lung (Pulmão)”, a artista coletou maços de cigarros que fumava na década de 1980 para compor a obra que faz referências explícitas ao corpo. Em conversa com a “Giving a Body to Time”, série de entrevistas com artistas latino-americanos cujo trabalhos passaram a fazer parte do MoMa, Jac explica como foi o processo de criação:

“‘Lung (Pulmão)’ acontecia todos os dias. Eu cuidava disso dia após dia dobrando cuidadosamente os pacotes de papel dos cigarros que fumei ao longo de três anos, empilhando as embalagens internas de papel alumínio, mantendo as embalagens de celofane intocadas dentro das caixas e observando as etiquetas de preço mudando com a inflação.”

Para “Nice to Meet You (Foi um Prazer)”, ideia que ganhou vida, pelo menos em espirito, lá em 1985, Leirner organizou 20 cartões de visitas em uma linha horizontal e os montou atrás de um acrílico. Para chegar ao resultado final, usou uma pequena seleção de cartões da vasta rede pessoal e profissional da artista.

“Os cartões de visita capturaram o espírito do mundo da arte, que era um lugar em que eu tinha entrado para sempre nos anos 90. Foi uma tarefa difícil transformar esses pequenos pedaços de papel impresso em escultura, pois possuem tal materialidade limitada, mas tanto significado. Por trás dessas esculturas está o fantasma de toda uma rede.”

Na mesma entrevista, Leirner ainda fez um parâmetro entre as obras “Lung (Pulmão)” e “Nice to Meet You (Foi um Prazer)”, concluindo que, de certa forma, ambos os trabalhos são os mesmos.

Fotos: Fortes D’Aloia & Gabriel

“[Os trabalhos] são longas linhas feitas de quantidades específicas de pontos. Eles vêm de diferentes domínios, mas se cruzam no nível físico. Afinal, eu fumei os cigarros contidos dentro desses pacotes e os cartões de visita foram entregues a mim”.

Ao final, a artista que em 2019 foi a primeira sul-americana a vencer o prêmio Wolfgang Hann, do Museu Ludwig, de Colônia, Alemanha, conclui sobre as obras:

“Em outro sentido, pacotes de cigarros e cartões de visita pertencem a toda uma civilização que existe em toda parte e afeta a todos ao mesmo tempo. Portanto, há um ponto em comum onde o trabalho pertence a todos nós.”

Para conferir as obras de Jac Leirner no site do MoMa , acesse aqui.

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