Mais investimento para o cenário cultural cearense! O governo do Ceará inaugurou, na noite deste sábado (3), a Pinacoteca do Ceará, localizada na Praça da Estação, em Fortaleza. O espaço é mais um equipamento cultural a compor o Complexo Estação das Artes, assim como Mercado AlimentaCE, Centro de Design e Museu Ferroviário. Com 9.275 metros quadrados de área total, a Pinacoteca do Ceará é a maior Pinacoteca do Brasil.
“Estar aqui entregando um equipamento tão bonito e tão sonhado é um momento muito especial e emocionante”, disse a governadora Izolda Cela. “Eu desejo muito que a força desse sonho, que fez realizar esse sonho, permaneça para fazer tudo isso funcionar muito bem”, completou.
O prédio é composto por grandes áreas expositivas para mostras de longa e curta duração. O ineditismo não está só em suas dimensões físicas, mas na missão de ser muito além de um local para exposições de arte e do acervo estadual. É principalmente um museu-ateliê que prioriza a educação para a arte e a formação com vocação para ser referência de conhecimento em artes visuais no país.
O espaço vai abrir com a mostra “Bonito para Chover”, um conjunto de três exposições de longa duração. A mostra é um gesto político da Pinacoteca do Ceará em abrir ao público com exposições de artistas cearenses, dois centenários de pintores reconhecidos nacionalmente e internacionalmente – colocando a instituição em um lugar de valorização do seu patrimônio – e de seus artistas vivos, que colaboram para a construção da cultura deste estado. Somando as obras das três exposições, a grande mostra apresenta um total de 982 obras no espaço, sendo 759 obras do acervo da Pinacoteca do Ceará e 223 de outras coleções.