Museu da Língua Portuguesa após reforma (Julho/2021). Foto: Paulo Freitas

Carnaval sem folia: exposições, filmes e séries para aproveitar a folga

2 Compartilhamentos
2
0
0
0
0

Em mais um ano em que o Carnaval foi proibido nas ruas das grandes cidades (e será restrito às festas privadas), GLMRM compila aqui uma série de sugestões para quem quer aproveitar a folga sem aglomeração. Há opções para todos os gostos: de estreias a exposições imperdíveis que se despedem de museus aos filmes do Oscar em cartaz e séries que estão dando o que falar no streaming.

4 museus para visitar

Museu da Língua Portuguesa após reforma (Julho/2021). Foto: Paulo Freitas
  • O Museu da Língua Portuguesa funciona normalmente durante o feriado, exceto na segunda-feira (28.02). Na Quarta-feira de Cinzas, o espaço abrirá ao meio-dia e não às 9h, como geralmente acontece. Quem decidir visitar a instituição encontrará em exposição a mostra temporária “Sonhei em Português!”, que aborda a questão da migração do século 21. Há ainda a exposição permanente, na qual o visitante pode conhecer diversos aspectos da língua portuguesa por meio de textos informativos, vídeos e interatividade em experiências como o “Nós da Língua” e o “Falares”.
  • O Instituto Moreira Salles Paulista (IMS) funciona normalmente neste final de semana e fecha as portas ao público a partir de segunda-feira (28.02), permanecendo em recesso de atividades até a manhã de 8 de março. Sendo assim, este final de semana é a última oportunidade de ver a exposição “Constelação Clarice”, que relaciona o universo de Clarice Lispector (1910-1977) à produção de mulheres que marcaram a arte brasileira no mesmo período da escritora.
  • A Pinacoteca funciona normalmente durante o final de semana e na segunda-feira. Na terça-feira (01.03) o espaço fecha para manutenção e reabre na quarta ao meio-dia. Em cartaz, destaque para as exposições “Ninguém teria acreditado: Alvim Corrêa e 10 artistas contemporâneos” e “Rosângela Rennó: pequena ecologia da imagem”.
  • Com exceção da segunda-feira, o Museu de Arte de São Paulo (MASP) também funciona normalmente no feriado de Carnaval. Por lá, é possível conferir as recém-inauguradas mostras “Volpi Popular” e “Abdias Nascimento: um artista panamefricano”.

6 filmes do Oscar para assistir no streaming

Ataque de Cães. Foto: Divulgação/Netflix

O drama com maior número de indicações, incluindo melhor filme, conta a história de um fazendeiro durão que trava uma guerra de ameaças contra a nova esposa do irmão e seu filho adolescente, até que antigos segredos vêm à tona.

Também indicado a melhor filme, essa comédia-castástrofe incrivelmente atual mostra dois astrônomos, vividos por Leonardo DiCaprio e Jennifer Lawrence tentando alertar o mundo de um meteorito que está prestes a destruir o planeta.

A história de Ruby, uma adolescente de 17 anos que é a única pessoa que ouve em uma família de surdos. Quando o negócio de seus pais é ameaçado, ela fica dividida entre seu amor pela música e suas obrigações. O drama é indicado a diversas categorias, entre as quais Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Ator Coadjuvante.

A história baseada na vida de Richard Williams, o pai determinado a tornar suas filhas, Venus e Serena, em lendas do tênis. Com métodos pouco tradicionais, ele cria duas das maiores atletas de todos os tempos no esporte, no drama indicado a seis estatuetas, incluindo as de Melhor Filme e Roteiro Original.

Na ficção científica do premiado diretor Dennis Villeneuve (“Blade Runner 2049”), Paul Atreides é um jovem brilhante que deve viajar para o planeta mais perigoso do universo para garantir o futuro de seu povo. Indicado em nove categorias, deve garantir boa parte dos Oscars técnicos, e concorre ainda a Melhor Filme e Roteiro Adaptado.

Prestes a completar 30 anos, um compositor promissor vivido por Andrew Garfield lida com o amor, a amizade e a pressão para criar um espetáculo incrível antes que o tempo acabe. O musical concorre a Melhor Ator (Garfield) e Melhor Edição.

4 produções badaladas que valem maratonar

Episódio final de Euphoria. Foto: Divulgação/HBO

No mais recente filme do espanhol Pedro Almodóvar, Janis e Ana, duas mulheres solteiras e que ficaram grávidas acidentalmente, dividem o quarto de hospital onde vão dar à luz. As poucas palavras que trocam nessas horas vão criar um vínculo muito profundo entre as duas que mudará a vida de ambas para sempre.

A segunda temporada da série bateu recorde de audiência da HBO Max na estreia. Na história, um grupo de estudantes adolescentes começa a frequentar festas e explorar um mundo de novas amizades e amores. Conforme o tempo passa, eles se veem em um péssimo caminho lidando com sexo, drogas e exposição em redes sociais. 

A trama mais vista da Netflix global é mais uma produção da premiada autora Shonda Rhimes. Baseada em uma história real, a série acompanha a jornalista Vivian enquanto ela investiga a vida da trambiqueira russa Anna Delvey, que se apresenta como uma milionária herdeira alemã para dar inúmeros golpes em bancos e jovens ricos de Nova York. Até o momento em que seus esquemas são expostos e ela acaba sendo processada e presa.

Outro hit da Netflix, o documentário conta a história do iraniano Simon Leviev, um suposto magnata do ramo dos diamantes que conquista mulheres no aplicativo de encontros com uma identidade falsa. Tudo isso para dar um golpe milionário nas moças. Mas algumas de suas vítimas não aceitam o que aconteceu e querem justiça. O sucesso do filme fez Leviev fechar um contrato para estrelar um reality show.

4 filmes em cartaz que valem a ida ao cinema

Spencer
Spencer. Foto: Divulgação
  • “Licorice Pizza”, de Paul Thomas Anderson

Alana Kane e Gary Valentine crescem e se apaixonam no Vale de San Fernando, nos loucos anos 1970. Os dois iniciam vários negócios, flertam, fingem que não se importam um com o outro e, inevitavelmente, se apaixonam por outras pessoas para evitar se apaixonar um pelo outro. Mas há um detalhe entre os dois: ela tem 25 e ele 15.

  • “A Jaula”, de João Wainer

Um ladrão entra com facilidade no SUV estacionado numa rua pacata, em São Paulo, mas, ao tentar sair, descobre que está preso em uma armadilha, incomunicável, sem água ou comida. Recai sobre ele a vingança que um famoso médico planejou depois de sofrer inúmeros assaltos. Quem passa em volta não percebe o embate que se arma entre o sádico vingador e o ladrão prisioneiro dentro do carro. Quem é o vilão e quem é a vítima?

  • “Amor, Sublime Amor”, de Steven Spielberg

Um amor à primeira vista acontece quando o jovem Tony vê Maria em um baile do ensino médio em 1957, na cidade de Nova York. Seu romance florescente ajuda a alimentar o fogo entre duas gangues rivais que disputam o controle das ruas: os Jets e os Sharks.

  • “Spencer”, de Pablo Larraín

O longa narra o que poderia ter acontecido nos últimos dias do casamento da princesa Diana com o príncipe Charles. Embora com muitos rumores de divórcio, a paz foi ordenada para as festividades de Natal. O evento é repleto de comida e bebida, tiro e caça. Diana conhece as regras do jogo de aparências. Mas naquele ano as coisas serão muito diferentes.

Você também pode gostar